PEDRAS NEGRAS A MAIS IMPORTANTE COMUNIDADE QUILOMBOLA NO VALE DO GUAPORÉ RECEBE O FESTCINEAMAZÔNIA

PEDRAS NEGRAS A MAIS IMPORTANTE COMUNIDADE QUILOMBOLA NO VALE DO GUAPORÉ RECEBE O FESTCINEAMAZÔNIA

Pedras Negras é uma reserva biológica pertencente ao município de São Francisco do Guaporé,  que depois de anos de luta hoje vive hoje um clima de otimismo. A equipe do Festcineamazônia Itinerante ao chegar na localidade, deparou-se com uma estrutura não encontrada em nenhuma outra da região. Sua economia que originalmente se baseava exclusivamente na extração da castanha, hoje a comunidade Quilombola de Pedras Negras  conta com uma central de energia elétrica, duas escolas, telefones públicos, algumas ruas posteadas com luminárias, um campo de pouso para pequenos aviões, duas pousadas, uma sorveteria, bares, serviços de pescarias esportivas. Além dessas atividades possui uma beneficiadora de mandioca para o fabrico de farinha e polvilho.


Mesmo com esse crescimento, Pedras Negras recebe o Festcineamazônia com grande curiosidade, justificada pelo desconhecimento da sétima arte por grande parte de sua população. Para Sr. Sebastião Ferreira Coelho, 44 anos, que nunca foi a um cinema, perguntado logo após as exibições da noite, afirmou “é muito diferente da televisão, parece que a gente faz parte do filme”.

O local escolhido para se montar a arena, foi  em um elevado na frente de uma antiga igreja,  de lá se descortina o grande e mágico Rio Guaporé. Noite com temperatura amena, céu estrelado e uma lua cheia a clarear a paisagem já com as cadeiras, o palco e telão.

Dentre os filmes exibidos na programação da noite, o documentário “Quilombagem” dirigido por Fernanda Kopanakis e Jurandir Costa, foi recebido pela comunidade com especial expectativa, o documentário realizado há seis anos, mostra a luta pela posse da terra desenvolvida pelos descendentes afro-brasileiros, muitos dos quais com parentes na plateia.

Após as exibições dos filmes, foi a vez da magia do circo com o Palhaço XUXU. Um palhaço que nos remete às memórias da infância, revelando o lado risível dos homens. O Palhaço XUXU deixa em todas as suas apresentações mensagens em defesa da natureza, e a harmonia entre os povos.

O Festcineamazônia prossegue subindo o  Rio Guaporé, visitando às comunidades ora de um lado, ora de outro do rio, este movimento foi definido pelo Palhaço  XUXU como sendo  uma costura que estreitará inda mais as relações entre Brasil e Bolívia.

A Itinerância prossegue pelo Vale do Guaporé às próximas localidades de Mategua – BO ( 03/07 ), Porto Rolim – BR ( 04/07 )  e concluirá dia 06 de julho em Pimenteiras –BR.

O Festcineamazônia 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Governo de Rondônia, Secel, TAL – Television América Latina, Governo Autônomo Municipal de Guayaramerim/Bolívia e Prefeitura Municipal de Guajará Mirim/Brasil.

Previous FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE LEVA CINEMA AO VALE DO GUAPORÉ
Next FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE PELO VALE DO GUAPORÉ CHEGA AO QUILOMBO DE SANTO ANTÔNIO

Você também pode gostar

EMBAIXADA AMERICANA E TV RONDÔNIA LEVAM EXPOSIÇÃO “O RIO DA DÚVIDA” ATÉ OS DISTRITOS DE PORTO VELHO

Painéis com citações dos diários dos desbravadores Rondon e Roosevelt de 1914-1915, além de  fotografias cedidas pelo Museu do Índio do RJ, pela Biblioteca do Museu Americano de História Natural

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE É DOCUMENTADO POR UM DOS GRANDES FOTÓGRAFOS DA HISTÓRIA DE RO

O fotógrafo e documentarista Marcos Santilli volta a Rondônia após nove anos para documentar o Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental – Festcineamazônia Itinerante. Além de acompanhar as

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE NAS MONTANHAS GELADAS DO PERU

Se Cusco está a quase 4 mil metros acima do nível do mar, a comunidade de Amaru – povo contemporâneo dos Incas – vive a 4,3 mil. é um frio