CINEAMAZÔNIA ITINERANTE NA ESTRADA
“Vocês deviam vir mais vezes aqui. Não temos quase nada para dar aos nossos jovens. Deus abençoe vocês”. Ombros arqueados, passos vagarosos, sorriso de poucos dentes, Pencha Tamayo, 68 anos, saiu da igreja na praça central da pequena cidade de Iberia, no Peru, e assistiu a metade dos filmes exibidos no dia 18 de setembro na localidade pelo Festcine Amazônia Itinerante. O elogio, mesmo que em forma de apelo, revela muito da importância da itinerância do Cineamazônia para localidades em que o acesso a produções culturais, como o cinema, é mais difícil.
é o que tem impulsionado os organizadores do Festcine Amazônia Itinerante Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis a seguir adiante. Este é o terceiro ano da itinerância por países vizinhos da Amazônia. No Peru, foram quatro exibições para um público o mais diversificado possível.
Não é uma tarefa fácil. A começar pelas próprias dificuldades que a estrada impõe. A equipe saiu de Porto Velho no início da noite do dia 8 de setembro. Enfrentou uma fila de mais de um quilômetro na travessia de rio que liga Porto Velho aos últimos municípios rondonienses antes de Rio Branco. A seca no rio Madeira impõe mudanças de ritmo.
No meio do caminho, gravações para um documentário que está sendo produzido pela equipe. A ida a um garimpo que surge como consequência também da facilidade de acesso causado pela construção da rodovia Transoceânica mobiliza a todos. Um cenário que mistura sonhos de riqueza com mazelas sociais se mostra inteiro no meio da floresta amazônica peruana.
A construção da Carretera, como é chamada a Transoceânica, é considerada por muitos como a solução dos problemas daquela parte do país. Não há como negar a importância da execução da obra, que diminui distâncias e facilita acessos.
Mas há sempre a contrapartida do empreendimento. Ao longo da estrada, há desmatamentos, alterações de cursos de rio, queimadas. E pobreza.
Em Marcapata, uma pequena localidade a mais de 3 mil metros de altitude, uma população tradicional ainda não sabe exatamente o que vai acontecer com a finalização da Carretera. Os mais antigos não avaliam os impactos. Os mais jovens querem que haja mudanças para melhor. E é assim que os dias passam.
O cenário é diferente em Cusco. Uma das principais cidades peruanas e destino de milhares de turistas, a cidade respira ares cosmopolitas, mas tenta manter laços com a antiga tradição. O que não impede de ser alvo de protestos feitos pelos moradores no centro da cidade. Cerca de cinco mil pessoas foram às ruas contra a transposição de um rio para a região de Arequipa. “A população não foi consultada sobre um projeto que irá afetar Cusco”, diz o consultor ambiental Henry Lezama. Segundo ele, pelo menos 50 mil pessoas devem ser afetadas diretamente pela obra.
Em Huarcapay, distante 32 km do centro de Cusco, o que afeta os moradores é o abandono. Desde o dia 24 de janeiro, 240 famílias vivem em barracos improvisados. São vítimas de uma enchente que transformou Huarcapay em um vilarejo fantasma. Entre os escombros, todos os dias pela manhã, Aguida Arana Aredano, 64 anos, tenta reconstruir a própria vida. “Nunca havia visto isso”, diz ela, enxugando lágrimas.
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