Cineamazônia leva a magia do cinema para Nova Califórnia

Cineamazônia leva a magia do cinema para Nova Califórnia

Nesta segunda-feira (16) foi a vez do quinto destino do Cineamazônia Itinerante 2016 receber a magia do cinema, em Nova Califórnia, distrito de Porto Velho. Esta é a sexta vez que o festival visita a cidade. Desta vez, o local escolhido foi a quadra da escola municipal da localidade.

Assim como acontecera nas últimas edições, o local da exibição foi tomado por pessoas de todas as faixas etárias. É o exemplo de dona Ida Vaccari, de 80 anos. Há 30 anos, ela mora na cidade de Nova Califórnia e disse ter gostado do festival. “Eu adorei os shows, principalmente dos palhaços. Estavam todos muito bonitos, bem ensaiados e bem preparados. Para nossas crianças, foi muito importante”, disse a aposentada que compareceu no festival acompanhado das duas netas e uma bisneta.

Para a dona de casa Marizete Silva, 39 anos, que mora há menos de cinco meses em Nova Califórnia, a apresentação foi uma novidade para ela e para as duas filhas. “Aqui quase não tem apresentação de nada então foi muito importante para as crianças. Para nós é um incentivo”, afirma.

O distrito de Nova Califórnia já foi marcado por muitos conflitos de terras entre madeireiros, grandes fazendeiros e pequenos produtores, além dos conflitos envolvendo os interesses dos estados do Acre e Rondônia.

Hoje o local ainda leva consigo a marca desses conflitos, porém consegue através de cooperativas como o Projeto Reca, que incentiva a produção sustentável de plantas e frutas nativas da Amazônia.

Cineamazonia Itinerante 2016 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet. Apoio Cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da SEMA e FUNCULTURAL.

Você também pode gostar

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE PELO VALE DO GUA...

Subindo o Rio Guaporé o FESTCINEAMAZôNIA ITINERANTE chega à comunidade Quilombola de Santo Antônio. As famílias já estavam aguardando o festival, mobilizadas pelos cartazes afixados dias antes pela equipe de

VISTA ALEGRE EMOCIONA-SE COM O FESTCINEAMAZÔ...

Distrito faz parte da região conhecida como ponta do Abunã, fronteira com Bolívia, Amazonas e Acre. Por Sérgio Carvalho com Fotos de Talita Oliveira   “Há mais de cinquenta anos

Casa cheia! Os moradores dos distritos de Rio Pardo, Jaci Paraná e Nova Mutum Paraná lotam as apresentações de cinema, vídeos ambientais e circo do Festival Latino Americano de Cinema

0 Comments

Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!