Cineamazônia leva a magia do cinema para Nova Califórnia

Cineamazônia leva a magia do cinema para Nova Califórnia

Nesta segunda-feira (16) foi a vez do quinto destino do Cineamazônia Itinerante 2016 receber a magia do cinema, em Nova Califórnia, distrito de Porto Velho. Esta é a sexta vez que o festival visita a cidade. Desta vez, o local escolhido foi a quadra da escola municipal da localidade.

Assim como acontecera nas últimas edições, o local da exibição foi tomado por pessoas de todas as faixas etárias. É o exemplo de dona Ida Vaccari, de 80 anos. Há 30 anos, ela mora na cidade de Nova Califórnia e disse ter gostado do festival. “Eu adorei os shows, principalmente dos palhaços. Estavam todos muito bonitos, bem ensaiados e bem preparados. Para nossas crianças, foi muito importante”, disse a aposentada que compareceu no festival acompanhado das duas netas e uma bisneta.

Para a dona de casa Marizete Silva, 39 anos, que mora há menos de cinco meses em Nova Califórnia, a apresentação foi uma novidade para ela e para as duas filhas. “Aqui quase não tem apresentação de nada então foi muito importante para as crianças. Para nós é um incentivo”, afirma.

O distrito de Nova Califórnia já foi marcado por muitos conflitos de terras entre madeireiros, grandes fazendeiros e pequenos produtores, além dos conflitos envolvendo os interesses dos estados do Acre e Rondônia.

Hoje o local ainda leva consigo a marca desses conflitos, porém consegue através de cooperativas como o Projeto Reca, que incentiva a produção sustentável de plantas e frutas nativas da Amazônia.

Cineamazonia Itinerante 2016 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet. Apoio Cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da SEMA e FUNCULTURAL.
Previous Dia 3 - Iñapari parte II: O retorno
Next Dia 4 - Una noche en Cobija

Você também pode gostar

THIAGO DE MELO E MÁRCIO SOUZA NO FEST CINEAMAZÔNIA

A abertura do Fest Cineamazônia Itinerante 2010 lotou o auditório do Espaço Cultural da Uninorte, em Manuas (AM), na noite de terça-feira (09/03). A seleção dos filmes e vídeos apresentados

Comunidade Quilombola Santo Antônio Recebe Itinerância

Local cuja presença do Cineamazônia Itinerante também recebeu uma acolhida calorosa foi a comunidade quilombola de Santo Antonio.  Um dos líderes da comunidade, Roberto Lopes, 37 anos, destacou a importância

Cineamazônia fecha a primeira etapa da itinerância 2016 com muita alegria em Jacy-Paraná

Nem mesmo a rotina rígida da escola Tiradentes da Polícia Militar, em Jacy-Paraná poderia ser capaz de fazer com que o sorriso transbordasse nos rostos dos adolescentes nesta terça-feira, 24.