FESTCINEAMAZÔNIA CONCLUI SUA ITINERÂNCIA PELOS DISTRITOS DE PORTO VELHO
Depois de quase dez dias na estrada, o FESTCINEAMAZÔNIA concluiu a primeira etapa de sua itinerancia 2015 pelos distritos de Porto Velho, RO, em Jacy-Paraná, para um público de quase trezentas pessoas.
Com a missão de levar cinema, circo, música e consciência ambiental, principalmente, para regiões pouco assistidas, que não possuem salas de cinema e desprovidas de atividades culturais, como os distritos de Porto Velho, há 13 anos, o FESTCINEAMAZÔNIA atravessa as mais variadas paisagens: estradas esburacadas, atoleiros, as vielas de Lisboa, a altitude andina, a floresta e os rios amazônicos.
Ano pós ano, o Festival, que sempre procura retornar aos mesmo locais, acaba por criar laços afetivos com a comunidade. É fácil de se notar a expectativa dos moradores com a apresentação, assim como, o sentimento de gratidão e amizade para com o projeto.
Desprovidos de ações culturais, o FESTCINEAMAZÔNIA acaba por preencher uma lacuna nestas comunidades, assim como, devido a sua continuidade de ações, contribui a médio e longo prazo na formação de público e nos debates em torno da conscientização das questões ambientais.
Nesta sua primeira etapa de 2015, beneficiou os seguintes distritos: Nova California, Extrema, Vista Alegra do Abunã, Fortaleza do Abunã, Abunã, União Bandeirantes, Nova Mutum (Vila Jirau), Rio Pardo e Jacy-Paraná, sempre com sessões lotadas, seja nas ruas ou escolas, que se transfromaram em verdadeiros cinemas ao ar livre.
Ainda no início de julho deste ano, o FESTCINEAMAZONIA continua sua itinerancia pelo Vale do Guaporé, com apresentações em cidades, quilombos e comunidades ao longo dos rios Guaporé e Guajará, tanto no Brasil quanto na Bolívia, iniciando suas atividades na cidade fronteiriça de Guajará-Mirim e seguindo até a cidade de Pimenteiras, quase no Mato Grosso.
No segundo semestre, ainda, o projeto contará com apresentações em Portugal, Bolívia, Peru, Cabo Verde e em outras localidades da Amazônia brasileira. Alcançando um total de 35 cidades beneficiadas em 05 países. A continuidade do projeto só foi possível por conta do patrocínio do BNDES, que entendeu a necessidade da continuidade das ações do FESTCINEAMAZÔNIA, que democratiza e amplia o acesso à cultura, além de propiciar a fruição dos produtos audiovisuais nacionais.
O Festcineamazônia Itinerante 2015 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura,Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural, Fundaçao Cultural de Porto Velho, Sema, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Semed, Secretaria Municipal de Educação, Semusb, Secretaria Municipal de Serviços Básicos e Iphan. O Festcineamazonia é membro do Greenfilm Network e do Fórum dos Festivais.
Você também pode gostar
COM VOCÊS, PALHAÇO TITETÊ – QUANDO A FILOSOFIA E A PALHAÇADA SE ENCONTRAM
Os encontros felizes são os verdadeiros encontros Por Sérgio Carvalho Foto de Eder Medeiros Paletó preto – cheio de surpresas, desajeitado, minúscula cartola de lantejoulas cintilantes na cabeça. Voz estridente
Cineamazônia Itinerante termina atividades na Bolívia
Após sair de Porto Rolim, o barco Canuto do Cineamazônia Itinerante seguiu para 18 horas de viagem rumo a Cafetal, penúltima cidade boliviana a receber o projeto nesta etapa, na
Cineamazônia Itinerante passa pelo Quilombo de Pedras Negras, Mateguá e Porto Rolim
Depois de ir até o Quilombo de Santo Antônio e a vila boliviana de Versalles, o Cineamazônia Itinerante chegou a outro ponto importante do Rio Guaporé, na terça-feira (05): o