FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE LEVA FILMES E ALEGRIA À SAN LORENZO

FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE LEVA FILMES E ALEGRIA À SAN LORENZO

Uma verdadeira festa boliviana. Assim foi a noite de exibição do FestCineamazônia Itinerante 2015 Vale do Guaporé na comunidade de San Lorenzo.

Por Texto: Felippe Jorge Kopanakis – Foto: Gavin Andrews


 

Uma verdadeira festa boliviana. Assim foi a noite de exibição do FestCineamazônia Itinerante 2015 Vale do Guaporé na comunidade de San Lorenzo nesta segunda, 06 de julho. Mesmo com a chuva fina que acompanha a expedição desde a sua saída de Guayamaerin e o vento frio que passava no alto do barranco, a comunidade veio em peso prestigiar a mostra de curta e o espetáculo do Palhaço Kuxixo.

Todas as famílias vieram prestigiar a noite, sendo forte a presença de crianças e jovens da comunidade. De início um pouco tímidas, as pessoas foram chegando aos poucos e sentando nas cadeiras disponibilizadas pelo FestCineamazonia Itinerante.

As apresentações e o cerimonial ficaram por conta de Juan Carlos, representante do governo boliviano que acompanha a expedição. Brincalhão, Juan entrevistava as pessoas perguntando o que elas achavam do FestCineamazonia. Seu Manoel lembrou que San Lorenzo fica sempre alegre quando sabe a data da passagem da expedição, e dona Hermelinda afirmou que é sempre um momento único e de união da comunidade a chegada da mostra.

O evento começou com as boas vindas a todos e a apresentação institucional do FestCineamazonia. Logo depois, foi apresentado o vídeo feito com as crianças locais, produção realizada por Pixelation e produzido por Chrystyann Ritse, que visa integrar os locais visitados fazendo da população verdadeiros atores.

Foram apresentados cinco curta metragens, selecionados entre os vencedores das mostras anteriores do FestCineamazonia com temas que fazem parte da realidade de San Lorenzo: a questão da água, a seca e as relações entre os homens e os animais. Tudo assistido em absoluto silêncio e atenção, quebrado apenas por comentários entre a plateia quando uma cena ou outra reportava a alguma situação vivida por eles.

Logo após a exibição dos curtas, entra em cena o espetáculo do Palhaço Kuxixo, aguardado por ansiedade principalmente pelas crianças. Com sua apresentação de Michael Jackson, Kuxixo aos poucos foi vencendo a timidez da plateia e com o seu baldinho mágico, convidou a todos a participarem do espetáculo. O ponto alto do espetáculo foi quando Kuxixo chamou ao palco quatro moradores de San Lorenzo para integrarem a apresentação.

Para o Palhaço Kuxixo, em San Lorenzo ele sentiu que foi “diferente mas bem caloroso, pois de início as pessoas não batiam palmas, mas sentia que se divertiam”. Ressalta Kuxixo que mesmo no início sendo “difícil tendo que improvisar, com o decorrer do espetáculo as pessoas passaram a participar de forma ativa, terminando em festa”.

O FestCineamazônia Itinerante 2015 Vale do Guaporé tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet. Apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

O FestCineamazônia é membro do GreenFilm Network e Fórum dos Festivais.

Previous FESTCINEAMAZÔNIA CONCLUI SUA ITINERÂNCIA PELOS DISTRITOS DE PORTO VELHO
Next DE SURPRESA AO FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA

Você também pode gostar

AWARA NANE PUTANE, FILME PRODUZIDO NO ACRE, SERÁ EXIBIDO EM XAPURI-ACRE.

O curta-metragem “Awara Nane Putane – Uma história do cipó”, dirigido pelo cineasta Sérgio de Carvalho, foi selecionado para a mostra competitiva do sexto Los Angeles Brazilian Film Festival (Labrff),

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE FECHA COM CHAVE DE OURO SUA ITINERÂNCIA NOS DISTRITOS

Neste dia 02 de junho, depois de percorrer oito distritos da cidade de Porto Velho, RO, o FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE fechou com chave de ouro a primeira etapa de sua intinerancia

ACRE RECEBE FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE 2012

Um mastro com mais de 50 metros de altura tremula a bandeira do Acre. Foi este o espaço escolhido para a ralizaçao do Festcineamazonia Itinerante 2012. O calçadão da Gameleira,