FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE LEVA FILMES E ALEGRIA À SAN LORENZO

FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE LEVA FILMES E ALEGRIA À SAN LORENZO

Uma verdadeira festa boliviana. Assim foi a noite de exibição do FestCineamazônia Itinerante 2015 Vale do Guaporé na comunidade de San Lorenzo.

Por Texto: Felippe Jorge Kopanakis – Foto: Gavin Andrews


 

Uma verdadeira festa boliviana. Assim foi a noite de exibição do FestCineamazônia Itinerante 2015 Vale do Guaporé na comunidade de San Lorenzo nesta segunda, 06 de julho. Mesmo com a chuva fina que acompanha a expedição desde a sua saída de Guayamaerin e o vento frio que passava no alto do barranco, a comunidade veio em peso prestigiar a mostra de curta e o espetáculo do Palhaço Kuxixo.

Todas as famílias vieram prestigiar a noite, sendo forte a presença de crianças e jovens da comunidade. De início um pouco tímidas, as pessoas foram chegando aos poucos e sentando nas cadeiras disponibilizadas pelo FestCineamazonia Itinerante.

As apresentações e o cerimonial ficaram por conta de Juan Carlos, representante do governo boliviano que acompanha a expedição. Brincalhão, Juan entrevistava as pessoas perguntando o que elas achavam do FestCineamazonia. Seu Manoel lembrou que San Lorenzo fica sempre alegre quando sabe a data da passagem da expedição, e dona Hermelinda afirmou que é sempre um momento único e de união da comunidade a chegada da mostra.

O evento começou com as boas vindas a todos e a apresentação institucional do FestCineamazonia. Logo depois, foi apresentado o vídeo feito com as crianças locais, produção realizada por Pixelation e produzido por Chrystyann Ritse, que visa integrar os locais visitados fazendo da população verdadeiros atores.

Foram apresentados cinco curta metragens, selecionados entre os vencedores das mostras anteriores do FestCineamazonia com temas que fazem parte da realidade de San Lorenzo: a questão da água, a seca e as relações entre os homens e os animais. Tudo assistido em absoluto silêncio e atenção, quebrado apenas por comentários entre a plateia quando uma cena ou outra reportava a alguma situação vivida por eles.

Logo após a exibição dos curtas, entra em cena o espetáculo do Palhaço Kuxixo, aguardado por ansiedade principalmente pelas crianças. Com sua apresentação de Michael Jackson, Kuxixo aos poucos foi vencendo a timidez da plateia e com o seu baldinho mágico, convidou a todos a participarem do espetáculo. O ponto alto do espetáculo foi quando Kuxixo chamou ao palco quatro moradores de San Lorenzo para integrarem a apresentação.

Para o Palhaço Kuxixo, em San Lorenzo ele sentiu que foi “diferente mas bem caloroso, pois de início as pessoas não batiam palmas, mas sentia que se divertiam”. Ressalta Kuxixo que mesmo no início sendo “difícil tendo que improvisar, com o decorrer do espetáculo as pessoas passaram a participar de forma ativa, terminando em festa”.

O FestCineamazônia Itinerante 2015 Vale do Guaporé tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet. Apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

O FestCineamazônia é membro do GreenFilm Network e Fórum dos Festivais.

Previous FESTCINEAMAZÔNIA CONCLUI SUA ITINERÂNCIA PELOS DISTRITOS DE PORTO VELHO
Next DE SURPRESA AO FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA

Você também pode gostar

XAPURI-ACRE RECEBE O FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS- FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

Durante os períodos conhecidos como “ciclos da borracha”, Xapuri era a principal referência em termos sociais e culturais do Acre  e em outras regiões do país. A partir da década de

CUSCO RECEBE FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE 2010

Uma plateia jovem e atenta acompanhou a exibição dos filmes selecionados pelo Festcine Amazônia em Cusco, no Perum nesta quinta-feira, 16/09. Mais de 100 pessoas prestigiaram o evento, que teve

ENCERRAMENTO DA ITINERÂNCIA DO FESTCINEAMAZÔNIA

Chegou ao fim a itinerância do quarto Festcineamazonia, em Nova Califórnia, último distrito do município de Porto Velho em direção ao Acre. Após oito dias de estrada e sete apresentações,