FEST CINEAMAZÔNIA LEVA FESTIVAL ITINERANTE AO PERU

O Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental da Amazônia – Fest Cineamazônia® realiza com sucesso etapa itinerante 2010, no Peru. O evento realizado o mês de setembro é uma integração cultural através do cinema, como forma de difundir a arte e a cultura nacional, conquistando novos públicos. Durante a viagem foram gravadas cenas de um documentário sobre o projeto, na ótica do jornalista paraense Ismael Machado. As exibições do festival ocorreram em Puerto Maldonado, Cuzco e Ibéria.

Em Puerto Maldonado a primeira exibição aconteceu na praça central, ao ar livre. No dia seguinte foi a vez de levar cinema e vídeo aos moradores da periferia, no assentamento urbano Aguajal. Um público considerável presenciou a mostra irtinerante. O diretor do Instituto Nacional de Cultura em Puerto Maldonado, José Molero, destacou a importância do intercâmbio cultural que vem sendo feito através do cinema entre os países que integram a Amazônia.
O festival também esteve em Cuzco, cidade histórica que abriga turista do mundo inteiro que visitam as ruínas de Machu-Pichu e outros sítios arqueológicos que escondem os segredos e maravilhas da cultura Inca. A exibição aconteceu na tarde do dia 16, no auditório do Instituto Cultural Peruano Norte-Americano (ICPNA) para um público formado basicamente por jovens universitários.
A expectativa do publico foi tão grande que alguns dos presentes chegaram com até uma hora de antecedência. O estudante de Relações Públicas, Pedro Aguro, disse que o Festicineamazônia® “é uma oportunidade única para conhecer um pouco dos filmes brasileiros”. O secretário da direção geral do ICPNA, Lionel Morante, destacou a importância da integração cultural e da necessidade de Cuzco como pólo cultural.
A última cidade com exibição da mostra itinerante 2010 foi Iberia, um distrito do Departamento de Madre de Dios. Apesar de pequena, a cidade tem valor cultural e turístico, com parques naturais e sítios arqueológicos. A presença do Fest Cineamazônia® movimentou a localidade, tendo na exibição um público com de cerca de 300 pessoas.
Por onde passa, a mostra itinerante consegue promover discussões e reflexões sobre a temática ambiental. O tema desta edição é “Arte e Consciência Ambiental pra gente ir mais longe”, um conceito para promover o debate sobre a importância da preservação do meio ambiente.
O curador do Festicineamazônia®, Jurandir Costa, considera que a cada ano o festival vem ampliando seu público, e estimulando o debate sobre a temática ambiental. A partir deste ano o festival realizado em Porto Velho recebrá filmes de paises integrantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos vizinhos países Latino-americano.
A mostra itinerante do Festicineamazônia® tem patrocíconio do Ministério da Cultura do Brasil, Secretaria do Audiovisual, Fundo Nacional de Cultura, Prefeitura de Porto Velho, Semed – Secretaria Municipal de Educação, Fundação Iaripuna, Iphan e Fórum dos Festivais.
Previous DEPOIS DO PERU A BOLIVIA RECEBE O FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE 2010
Next ATOR LUIZ CARLOS VASCONCELOS PARTICIPA DO FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE 2011

Você também pode gostar

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE CHEGA EM SANTO ANTÔNIO

O Festcineamazônia Itinerante chegou na comunidade quilombola de Santo Antônio no dia seguinte à apresentação em Costa Marques, em16 de agosto, um pouco depois do almoço. Nas margens brasileiras do

Diário de Bordo – ABUNÃ

Nesse dia, a rota do Festcineamazônia itinerante saiu de União Bandeirante, distrito cuja arquitetura é predominante de madeira, uma marca da fronteira de expansão agropecuária em direção à floresta, para

CABO VERDE – ÁFRICA RECEBE O FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

Na última edição do Festcineamazônia em Porto Velho, a surpresa do encerramento foi o show de um cantor até então desconhecido na capital rondoniense- e no Brasil-. Princezito. Aos poucos,