FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE LEVA ARTE A OITO LOCALIDADES

Circo, palhaço, cinema ambiental. é a trupe do FestCineamazonia que não pára e põe o pé na estrada outra vez para levar arte a várias comunidades da Grande Porto Velho. A Caravana da Cultura parte rumo à Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre, Fortaleza do Abunã, Abunã, Nova Mutum, União Bandeirantes e Jacy Paraná.

Um comboio, formado por caminhão, van e carros de apoio, leva equipe, equipamentos e farto material de entretenimento, arte e reflexão. O riso estará garantido, pois ninguém resiste às brincadeiras do palhaço Bicudo.
“Unimos nossa vontade de realizar com a sede de arte dessa gente que não pára de sonhar”, diz Jurandir Costa, o curador do Festival.
Consta ainda da itinerância, a produção de um documentário, tendo como personagem o colunista Silvio Santos – o Zé Katraca. O filme se chamará Cine Poeira, em homenagem ao primeiro cinema de Porto Velho, instalado pelo cineasta Victor Hugo, fundador da Radio Caiari.
é apenas a primeira etapa do Festival Itinerante, que também  está em toda a Amazônia, rompeu fronteiras, foi a vários países vizinhos, Colombia, Peru, Bolívia, a Portugal e à áfrica. Para os organizadores do Festival, a itinerância é uma das formas pelas quais foi possível estabelecer maior intercâmbio com povos de cultura e costumes diferentes.
Exemplo desse enriquecimento advindo da troca de idéias, são as participações cada vez mais freqüentes de produções estrangeiras na mostra. Este ano, por exemplo, houve trabalho de Portugal, Peru e dos Estados Unidos. “Nunca foi fácil realizar o Festival. Dá um trabalho danado, mas no final é isso aí que todo mundo está testemunhando. Isso é muito gratificante”, considera Jurandir.
O Fest Cineamazônia Itinerante 2010 é apresentado pela OI, tem o patrocínio da Petrobras e BNDES, Jornal Folha de Rondônia, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, apoio cultural Oi Futuro, Governo de Rondônia através da SECEL, Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Iaripuna.
Previous NOVA CALIFÓRNIA RECEBE FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE
Next DEPOIS DO PERU A BOLIVIA RECEBE O FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE 2010

Você também pode gostar

SURPRESA RECEBE O FESTCINEAMAZONIA

Thiago dos Santos Flores abandonou por alguns momentos o barco Dourado, onde mora com a família. Aos nove anos o que o menino queria era entender o funcionamento da filmadora

FESTCINEAMAZÔNIA DIVULGA LISTA DOS FILMES SELECIONADOS PARA MOSTRA COMPETITIVA ? 2013.

A coordenação geral da 11ª edição do Festcineamazônia- Festival Latino Americano de Cinema Ambiental que este ano acontece de 5 a 9 de novembro, divulgou a lista dos filmes selecionados

BELÉM RECEBE HOJE FEST CINEAMAZÔNIA ITINERANTE

A capital paraense, Belém, recebe nesta segunda-feira (15/03), a mostra itinerante do Festival de Cinema e Vídeo Ambiental da Amazônia – Fest Cineamazônia 2010. A primeira exibição ocorreu as 9h30,