FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE MUDA ROTINA DE UNIÃO BANDEIRANTES
A chuva ameaçou, mas não tirou o ânimo e nem a vontade dos moradores do distrito de União Bandeirantes, aproximadamente 160 quilômetros de Porto Velho, de assistir as apresentações de cinema e circo do Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental – Festcineamazônia Itinerante, nesta quinta-feira (22). O evento mudou a rotina do distrito que tem poucas opções de diversão e se transformou em uma verdadeira festa cultural.
A sala de projeção em uma tenda circense ficou pequena para o público presente que se encantou com a apresentação do espetáculo “Circo De Um Homem Só” onde um palhaço faz sozinho um espetáculo de circo completo. Foram exibidos filmes de animação, ficção e documentário. Selecionados a partir da mostra competitiva do festival em Porto Velho, realizado no começo de novembro deste ano, e das produções convidadas da programação.
União Bandeirantes tem aproximadamente cerca de 20 mil habitantes entre as áreas urbana e rural. A população é formada por pequenos agricultores e pecuaristas. Boa parte dos hortifrútis consumidos em Porto Velho: banana, macaxeira, café, feijão, leite e outros produtos saem da localidade. O local passa por uma grande transformação com a chegada do asfalto.
Nesta sexta-feira (23) o festival faz apresentação em Abunã. No dia 24 é a vez de Fortaleza do Abunã, depois Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia e os distritos do Baixo rio Madeira. A etapa nos distritos de Porto Velho vai até 9 de dezembro. O Festcineamazônia Itinerante leva programação gratuita como forma de integração cultural através do cinema. Além de filmes e vídeos, o festival apresenta ainda, show circense “Circo De Um Homem Só”, do ator e diretor João Lima.
O festival faz parte da Red de Cines Itinerantes da América Latina e Caribe, que tem como missão contribuir para adversidade cultural e o fortalecimento da identidade nacional a partir da difusão de audiovisual em locais que não contam com salas de cinema. Tem como objetivo criar e fomentar uma cultura de cinema, ajudar na formação de público mais consciente e com mais pluralidade de pensamento, promover o contato com a arte, não somente como espaço de recreação, se não como uma plataforma para promover valores, compartilhar culturas, tradições e expandir fronteiras.
O Festcineamazônia Itinerante 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual e Parceria Institucional da Fundação Banco do Brasil.
Você também pode gostar
FESTCINEAMAZÔNIA REALIZA OFICINA PARA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL.
Alunos da rede pública de ensino tem a oportunidade de trabalhar um contato mais direto com a produção artística. Durante o Festicineamazônia. Acontece a Oficina Frutos, ministrada pelo artista Geraldo
FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE EM CABO VERDE – PROGRAMAÇÃO
Cabo Verde recebe projeto cultural da Amazônia brasileira.
Diário de Bordo – ABUNÃ
Nesse dia, a rota do Festcineamazônia itinerante saiu de União Bandeirante, distrito cuja arquitetura é predominante de madeira, uma marca da fronteira de expansão agropecuária em direção à floresta, para