FESTCINEAMAZONIA, UMA NOITE DE SURPRESA EM PORTO ROLIM.

Ao final da última poesia, o escritor português José Luís Peixoto diz que há uma pequena surpresa para o público. Ladeado pelo cantor e violonista Bado e pelo palhaço Martinez, empunhando um acordeão, Peixoto recita o poema Cinema ao som de uma melodia melancólica e suave, criada por Martinez e Bado ao longo da viagem. “É a primeira vez que fazemos isso”, disse o escritor. Em silêncio, a plateia de Porto Rolim de Moura do Guaporé, ouviu embevecida a composição.

Esse foi um dos momentos em que a apresentação do Festival de Artes Integradas-Festcineamazonia Itinerante ganhou contornos diferentes das apresentações ocorridas até então ao longo do Vale do Guaporé.

Em Porto Rolim, com um público majoritariamente formado por crianças e adolescentes, o palhaço Martinez fez uma das apresentações mais fortes de toda a expedição. Isso porque a participação do público foi mais intensa. “Foi surpreendente e mágico”, disse o palhaço depois do espetáculo.

A apresentação em Porto Rolim, foi gravada na íntegra pela equipe do Festcineamazonia. Será editado um vídeo especial da itinerância a partir dessa gravação. A performance de José Luís Peixoto, Bado e Martinez também é um ponto culminante de um pequeno documentário feito pelo português Ricardo de Almeida, a partir do encontro de três artistas que não se conheciam e passaram a conviver juntos durante a itinerância. A criação e parceria foi uma consequência desse convívio.

A  localidade rondoniense é um ponto de encontro de pescadores do Brasil inteiro. A partir do mês de setembro esses turistas começam a aflorar em Porto Rolim, atrás da quantidade generosa de peixes que ainda pululam no rio local. É uma das maiores concentrações de jacarés também.

O Festival de Artes Integradas – Festcineamazônia Itinerante 2013 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural da Santo Antônio Energia e Parceria Institucional da Fundação Banco do Brasil.

 

 

Previous MATEGUÁ-BOLÍVIA, A HARMONIA DAS ARTES COM O FESTCINEAMAZONIA
Next REMANSO-BOLÍVIA CASA CHEIA DURANTE AS APRESETAÇÕES DO FESTCINEAMAZONIA.

Você também pode gostar

ÁFRICA CABOVERDIANA RECEBE FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE

Na aproximação de línguas e culturas promovidas pelo Festcineamazônia Itinerante com países de língua portuguesa, mais uma vez Cabo Verde receberá as atrações do festival. As atividades ocorrem neste sábado,

GUAJARÁ MIRIM É O PONTO DE PARTIDA DA ITINERANCIA 2013 DO FESTCINEAMAZÔNIA

Com uma população de mais de 40 mil habitantes e um dos municípios de maior atrativo turístico e histórico de Rondônia, Guajará Mirim será o primeiro a receber a etapa

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE INICIA SUAS APRESENTAÇÕES NO VALE DO GUAPORÉ

Com a missão de levar o cinema e outras expressões artísticas, como o circo e a música, para regiões distantes, de difícil acesso e pouco atendidas culturalmente, o Festcineamazônia Itinerante,