Começa o Cineamazonia Itinerante – 16ª Edição – Atualizado

Começa o Cineamazonia Itinerante – 16ª Edição – Atualizado

Começa o Cineamazonia Itinerante – 16ª Edição

 

As cidades de Cabixi e Pimenteiras do Oeste, na região sul do Estado de Rondônia, receberam a expedição do Cineamazônia Itinerante 16ª Edição. Cabixi, no sábado, 01, e Pimenteiras, no domingo, 02 de junho, as primeiras de uma longa jornada levando cinema e debate sócio ambiental.

Em Cabixi as exibições dos curtas metragens foram realizadas na Praça Municipal da cidade e em Pimenteiras do Oeste na Praça dos Quilombolas, ambas atraindo um grande público e se tornando a atração principal.

Na noite do dia 12 de junho, a exibição do Cineamazônia Itinerante 16ª Edição aconteceu na comunidade Quilombola de Pedras Negras, uma das mais antigas do país. Na localidade, além dos filmes da grade de programação, foram exibidos também um curta produzido pela equipe do Cineamazônia Itinerante 16ª Edição durante a festa do Divino Espírito Santo na cidade de Remanso no dia 05, e um documentário do cineasta Beto Bertagna, “Divino, Cem vezes Divino”, produzido em 1994 e que retrata a romaria do Divino pelo Vale do Guaporé, que em 2019 completou 125 anos de tradição.

A produtora executiva do Cineamazônia, a cineasta Fernanda Kopanakis, ressaltou sempre nas aberturas que o Cineamazônia Itinerante 16ª Edição, navega pelo Rio Guaporé levando cinema e arte para comunidades isoladas da Amazônia “porque temos a certeza de que a cultura é capaz de mudar a vida das pessoas, e que somente pela arte é possível transformar o mundo e lutar pela preservação da floresta e dos povos que nela vivem e dependem”.

 

Programação

Com uma extensa programação que se estende de 01 a 20 de junho, o Cineamazônia Itinerante 16ª Edição percorre, após Cabixi e Pimenteiras do Oeste, várias outras cidades e localidades ao longo do Rio Guaporé, localizado na divisa com a Bolívia: Quilombo Pedras Negras (12/06), Quilombo Santo Antônio (14/06), Costa Marques (15/06), Forte Príncipe da Beira (17/06) e Surpresa (20/06).

Para a 16ª Edição estão programadas as exibições de dez filmes, assim selecionados: Ficção: “Balanceia”, de Thiago Oliveira e Juraci Júnior, de Rondônia; “A piscina de Caíque” de Raphael Gustavo da Silva, de Goiás; “Crisálida”, de Serginho Melo de Santa Catarina e “Opala azul Negão”, de Renné Brasil de Sá, de São Paulo.

Entre as animações da 16ª Edição do Cinemazonia Itinerante estão as cariocas “Miudinho”, de Eliane Gordeff e Cláudio Roberto, “O fim da fila”, de William Côgo e “Sviaz”, de Diego Akel, Leo Ribeiro, Felipe Thiroux, Adriane Puresa, David Mussel, Anna Thereza Menezes, Alexandre Bersot, Jackson Abacatu e Ronaldo Oliveira. Fecham as animações os goianos, “O violeiro fantasma”, de Wesley Rodrigues e “O bagre de bolas”, de Luiz Botosso e Thiago Veiga. Encerrando as exibições será apresentado o documentário “Xavante, Memória, Cultura e Resistência” de Gilson Costa, de Mato Grosso.

 

Cineamazônia Itinerante 16ª Edição – Vale do Guaporé

O rio Guaporé, conhecido na Bolívia como rio Iténez, é um curso de água da bacia do rio Amazonas, no Brasil e na Bolívia. Banha os estados de Mato Grosso e de Rondônia e os departamentos bolivianos de Santa Cruz e Beni, servindo de divisa entre os dois países.

O rio Guaporé nasce do encontro do rio Moleque, rio Sepultura e do rio Lagoazinha na Chapada dos Parecis – MT, a 630 metros de altitude. Tem a sua foz no Rio Mamoré, quando esse ingressa em território brasileiro na região do distrito de Surpresa. Sua extensão é de 1716 km, sendo que 1150 km são navegáveis a partir de Vila Bela da Santíssima Trindade (em todo seu percurso no estado de Rondônia, e uma pequena parte de Mato Grosso, onde corre no sentido leste-oeste), nesse trecho navegável faz fronteira entre o Brasil (margem norte) e a Bolívia (margem sul).

 

O Cineamazônia

O Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental surgiu há 16 anos na Amazônia Brasileira, com o objetivo de realizar a junção entre a sétima arte e o meio ambiente, divulgando e promovendo a mensagem pela sustentabilidade, o respeito à natureza e à tradição dos povos que dela dependem. Isso sem esquecer de divulgar, integrar e promover discussões em torno da produção de cinema e vídeos nacionais e internacionais, e a formação de plateia e a consciência sócio ambiental.

O Cineamazônia Itinerante é o único Festival de Cinema Ambiental da Amazônia e o mais antigo ainda em atividade. Cineamazônia é a luz do cinema que une Brasil, África, Cabo Verde, Portugal, Colômbia, Peru e Bolívia. É a Luz do cinema que brilha o perto e o longe, que vai até comunidades isoladas da Amazônia, é o registro da memória em estado bruto. O Cineamazônia não para.

 

Cineamazônia Itinerante – 16a edição – tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura.

Apoio Cultural: Prefeitura de Cabixi, Prefeitura de Pimenteiras do Oeste e Prefeitura de Costa Marques

_______________________________________________

Acompanhe a 16ª Edição do Cineamazonia Itinerante – Festival de Cinema Ambiental, compartilhe, adicione, curta e divulgue entre os seus contatos: #cineamazoniaitinerante

Facebook

Instagram

Youtube

Site

Crédito das Imagens – Pedro Carrilho – Cineamazonia Itinerante 16ª Edição

Contato Imprensa:

Felippe Jorge Kopanakis – 21-994002122

Mail: imprensacineamazonia@gmail.com

Nota: devido ao isolamento geográfico da bacia do Vale do Guaporé e a falta de sinal de telefonia e internet, as informações estão sendo enviadas de acordo com a possibilidade de sinal. O Cineamazônia itinerante 16ª Edição agradece ao acesso do envio desta matéria a Fazendo Pau de Óleo, gerida pelo Idaron.

Você também pode gostar

Inscrições prorrogadas até dia 28 de setem...

As inscrições para a pré-seleção de filmes da 16ª Edição da Mostra Competitiva do CineAmazônia – Festival Latino Americano de Cinema Ambiental, foram prorrogadas até o dia 28 de setembro. As

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE 2015 FORTE PRÍN...

FestCineAmazônia no Forte Príncipe da Beira Por Fonte: Felippe Jorge Foto: Gavin Andrews   O trecho final do FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé, realizado na tarde da quinta,

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE LEVA CINEMA AO V...

A equipe de pré-produção do Festcineamazônia Itinerante 2012 já está no Vale do Guaporé fazendo a divulgação da etapa que será realizada nos meses de junho e julho, percorrendo localidades

0 Comments

Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!