FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE REÚNE MORADORES DO QUILOMBO SANTO ANTÔNIO
A noite de domingo, 12 de julho, foi de reunião e festa no Quilombo Santo Antônio, comunidade localizada no município de São Francisco do Guaporé, Estado de Rondônia, para a apresentação do FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé.
Por Fonte: Felippe Jorge Foto: Gavin Andrews
A noite de domingo, 12 de julho, foi de reunião e festa no Quilombo Santo Antônio, comunidade localizada no município de São Francisco do Guaporé, Estado de Rondônia, para a apresentação do FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé. Formada por quilombolas, a comunidade foi reconhecida pela Fundação Palmares e conquistou a Certidão de Autoreconhecimento somente em 2004 e, depois de anos de muita luta, foi a primeira comunidade quilombola reconhecida em Rondônia.
A abertura FestCineamazônia Itinerante 2015 foi feita pelo senhor Andrada, líder da comunidade que agradeceu a volta da equipe ao Quilombo Santo Antônio, e que todos os anos as pessoas aguardam com ansiedade a noite de filmes e espetáculo circense. Como em todas as localidades em que para, durante o dia foi realizado um curta de animação com as crianças da comunidade, dentro da oficina de formação de alunos em cinema.
O FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé, que tem o patrocínio do BNDES, do Governo Federal através do Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, e apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), apresentou à comunidade, logo após a exibição do vídeo institucional, cinco curta metragens dentro da temática do FestCineamazônia.
A noite continuou com muita festa com o Palhaço Kuxixo convidando todos os presentes para o seu espetáculo, integrando ainda mais a comunidade e o FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé. Após os filmes e a atração circense, uma foto com todos os moradores e a equipe do FestCineamazônia Itinerante 2015 deixou registrado o momento.
O FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet. Apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).
O FestCineamazônia é membro do GreenFilm Network e Fórum dos Festivais.
Você também pode gostar
CABO VERDE – ÁFRICA RECEBE O FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE
Na última edição do Festcineamazônia em Porto Velho, a surpresa do encerramento foi o show de um cantor até então desconhecido na capital rondoniense- e no Brasil-. Princezito. Aos poucos,
Tom político e social marca abertura do Cineamazônia 2016
Festival rondoniense lembra aumento da violência agrária no estado em homenagem a liderança comunitária assassinada por pistoleiros A noite de abertura da edição 2016 do Cineamazônia manteve a tradição do
Cineamazônia encanta Pedras Negras
Não tem sido fácil para a embarcação que transporta o Cineamazônia chegar a muitas das comunidades ribeirinhas para a o projeto de Itinerância. Isso porque o rio Guaporé está no