FEST CINEAMAZÔNIA 2010 COMEÇA COM ITINERÂNCIA

FEST CINEAMAZÔNIA 2010 COMEÇA COM ITINERÂNCIA

O Festival tem o patrocínio da Petrobras, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Eletrobras e Correios, conta com o apoio cultural da Santo Antonio Energia, Prefeitura de Porto Velho, Semed e Fundação Iaripuna, Governo de Rondônia – Secel, e apoio da Bancada Federal de Rondônia, senadora Fátima Cleide, senador Valdir Raupp, deputado federal Eduardo Valverde e deputada federal Marinha RauppO Festival de Cinema e Vídeo Ambiental da Amazônia – Fest Cineamazônia, já inicia no mês de março as atividades para 2010, com o roteiro itinerante nas capitais da região Norte. Para o curador, Jurandir Costa, “é oportunidade única para produtores da Amazônia conhecerem a produção da própria região e se aproximarem dos organizadores do festival.” Neste ano, o Festival estará novamente percorrendo capitais brasileiras, pequenas localidades e outros países, levando o cinema brasileiro.

Com 8 anos de existência, o Festival se consolida como projeto referência para o Ministério da Cultura, quanto a dinâmica e democratização para públicos que não tem acesso às salas de cinema. A proposta do Fest Cineamazônia é compartilhar a magia do cinema com comunidades como as do Baixo Rio Madeira, do eixo da BR-364, e localidades sem energia elétrica.
A cada edição, o Fest Cineamazônia faz homenagens a artistas, cineastas, produtores e personalidades do cinema e do meio ambiente. Já estiveram em Rondônia para serem homenageados os artistas: Letícia Sabatella, Chico Diaz, Stepan Nercessian, Marcos Palmeira, Lucélia Santos, Dirá Paes, Othon Bastos, Antonio Pitanga, Chica Xavier, e Antonio Pompeo.Outro projeto do Fest Cineamazônia é formar platéia para o cinema nacional durante o ano inteiro. Para isso, está em andamento uma proposta para deixar kits de exibição em pequenas localidades, compostos de telão, projetor e caixas de som. De acordo com o secretário Executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, “é uma iniciativa louvável que merece todo o apoio do MinC.”
Entre os diretores, produtores e personalidades o Festival já homenageou: a senadora Marina Silva, Paula Saldanha, Adrian Cowel, Thiano de Melo, Geraldo Sarno, Ruy Guerra, Vincent Carelli, Roberto Werneck, Hermano Pena, Zelito Viana, dentre outros.
Previous FEST CINEAMAZÔNIA ENCERRA CARAVANA DA MOSTRA ITINERANTE
Next THIAGO DE MELO E MÁRCIO SOUZA NO FEST CINEAMAZÔNIA

Você também pode gostar

Cinema na Floresta (Matéria Revista Trip)

Matéria veiculada no site da Revista Trip: goo.gl/udmzL7 Dona Aidê pede para o vizinho adolescente que abaixe o volume do som enquanto ajeita a cadeira no quintal de casa. É um

Sabugueiro, região da Serra da Estrela recebe o projeto brasileiro pela primeira vez

Sabugueiro, região da Serra da Estrela recebe o projeto brasileiro pela primeira vez.

MARCELO MARÃO PRODUZ A ANIMAÇÃO DO PERSONAGEM MAPINGUARI 2013

É difícil definir exatamente onde estão fincadas as raízes de influência de Marcelo Marão. Os traços imperfeitos, ‘sujos’, remetem um pouco a Henfil, por exemplo. Mas se a influência existe,