FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE NA BOLÍVIA: COMUNIDADE DE VERSALLES ASSISTE MOSTRA DE CURTAS METRAGENS

FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE NA BOLÍVIA: COMUNIDADE DE VERSALLES ASSISTE MOSTRA DE CURTAS METRAGENS

O barco que leva a equipe do FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé chegou à comunidade de Versalles, na Bolívia, no final da manhã do dia 13 de julho, uma segunda ensolarada.

Por Fonte: Felippe Jorge Foto: Gavin Andrews

O barco que leva a equipe do FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé chegou à comunidade de Versalles, na Bolívia, no final da manhã do dia 13 de julho, uma segunda ensolarada. No porto da comunidade, muitos moradores, principalmente crianças, aguardavam a produção do festival.

O FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé, que tem o patrocínio do BNDES, do Governo Federal através do Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, e apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), montou a tela de cinema em frente a igreja local e na noite de segunda, aos poucos os moradores da comunidade se reuniram nas cadeiras disponibilizadas pela produção.

A comunidade de Versalles está localizada do lado boliviano do Rio Guaporé e é conhecida na região pela fabricação de “chatas”, embarcações típicas muito utilizadas pela população local. A localidade está entre dois parques ambientais: do lado da Bolívia, o Parque Iteniz e do lado do Brasil a Reserva Biológica do Guaporé.

A noite foi de celebração e festa: os representantes locais agradeceram a passagem do FestCineamazônia Itinerante 2015 por mais um ano, lembrando que este é um momento em que todos da comunidade se encontram, e logo depois foram exibidos os curtas metragens, todos com temas diretamente relacionados ao meio ambiente e à vida da comunidade de Versalles.

Após as exibições, crianças e adultos se divertiram e brincaram com o espetáculo do Palhaço Kuxixo, o seu baldinho mágico e as bolinhas malabares e a atração que leva a integração do FestCineamazônia Itinerante 2015 com as comunidades: a formação de uma pequena banda sempre com moradores da localidade e ao final a dança das cadeiras.

O FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet. Apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

O FestCineamazônia é membro do GreenFilm Network e Fórum dos Festivais.


 

Previous FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE REÚNE MORADORES DO QUILOMBO SANTO ANTÔNIO
Next FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE EM CAFETAL, BOLÍVIA

Você também pode gostar

Cineamazônia anima público de Assis Brasil (AC) e Iñapari, no Peru

Após uma longa viagem, o Cineamazônia Itinerante chegou a Assis Brasil na quinta-feira (03), para a primeira atividade da caravana prevista até o dia 14 de agosto. O local escolhido

Vista Alegre recebe caravana do Cineamazônia Itinerante

Logo no dia seguinte, na terça-feira (08), o Cineamazônia Itinerante seguiu para Vista Alegre do Abunã, cidade com pouco mais de 4 mil habitantes e distante 260 quilômetros da Capital,

SAO CARLOS RECEBE FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE 2010

Durante quatro dias da semana passada, estivemos participando do Fest Cineamazônia através do Projeto Itinerância nos distritos do baixo Madeira São Carlos, Nazaré e Calama. Nossa participação atendeu o convite