FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE NA BOLÍVIA: COMUNIDADE DE VERSALLES ASSISTE MOSTRA DE CURTAS METRAGENS

FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE NA BOLÍVIA: COMUNIDADE DE VERSALLES ASSISTE MOSTRA DE CURTAS METRAGENS

O barco que leva a equipe do FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé chegou à comunidade de Versalles, na Bolívia, no final da manhã do dia 13 de julho, uma segunda ensolarada.

Por Fonte: Felippe Jorge Foto: Gavin Andrews

O barco que leva a equipe do FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé chegou à comunidade de Versalles, na Bolívia, no final da manhã do dia 13 de julho, uma segunda ensolarada. No porto da comunidade, muitos moradores, principalmente crianças, aguardavam a produção do festival.

O FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé, que tem o patrocínio do BNDES, do Governo Federal através do Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, e apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), montou a tela de cinema em frente a igreja local e na noite de segunda, aos poucos os moradores da comunidade se reuniram nas cadeiras disponibilizadas pela produção.

A comunidade de Versalles está localizada do lado boliviano do Rio Guaporé e é conhecida na região pela fabricação de “chatas”, embarcações típicas muito utilizadas pela população local. A localidade está entre dois parques ambientais: do lado da Bolívia, o Parque Iteniz e do lado do Brasil a Reserva Biológica do Guaporé.

A noite foi de celebração e festa: os representantes locais agradeceram a passagem do FestCineamazônia Itinerante 2015 por mais um ano, lembrando que este é um momento em que todos da comunidade se encontram, e logo depois foram exibidos os curtas metragens, todos com temas diretamente relacionados ao meio ambiente e à vida da comunidade de Versalles.

Após as exibições, crianças e adultos se divertiram e brincaram com o espetáculo do Palhaço Kuxixo, o seu baldinho mágico e as bolinhas malabares e a atração que leva a integração do FestCineamazônia Itinerante 2015 com as comunidades: a formação de uma pequena banda sempre com moradores da localidade e ao final a dança das cadeiras.

O FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet. Apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

O FestCineamazônia é membro do GreenFilm Network e Fórum dos Festivais.


 

Previous FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE REÚNE MORADORES DO QUILOMBO SANTO ANTÔNIO
Next FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE EM CAFETAL, BOLÍVIA

Você também pode gostar

Cineamazônia leva arte à periferia da Bolívia

Um quintal sem grama em frente à uma casa simples, em um dos bairros mais perigosos da Bolívia. O cenário não costuma ser dos mais convidativos para a esmagadora maioria

“Brincando Nos Campos do Senhor”

Texto e Fotos de Toninho Muricy, Diretor de Som do Cineamazonia Itinerante 16ª Edição   O nome do filme de Hector Babenco e do livro homônimo de Peter Matthiessen, é

GUAJARÁ MIRIM É O PONTO DE PARTIDA DA ITINERANCIA 2013 DO FESTCINEAMAZÔNIA

Com uma população de mais de 40 mil habitantes e um dos municípios de maior atrativo turístico e histórico de Rondônia, Guajará Mirim será o primeiro a receber a etapa