PORTO ROLIM-RO RECEBE O FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

PORTO ROLIM-RO RECEBE O FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

No dia 20 de agosto, foi a vez da comunidade rondoniense de Porto Rolim receber o Festcineamazônia Itinerante, que, há quase 20 dias, navega pelo Rio Guaporé, levando circo, música e cinema, para as comunidades ribeirinhas.

A equipe chegou logo após o almoço, no sol a pino de meio dia, não se via pessoas na rua. Por sinal, foi assim em todos os lugares que o Festcineamazônia passou, a vida fora de casa nestas comunidades acontece nas manhãs e nos fins do dia, em qualquer outra hora, o sol amazônico obriga o refúgio.

No fim da tarde, após o volante circular pela cidade a convidar os moradores para apresentação de logo mais (realmente, o público seria um desafio, não via-se pessoas nas ruas. Muito poucas).

No porto da cidade vive o jacaré-açu, de mais de 05 metros, carinhosamente batizado pelos moradores de Negão. Por incrível que pareça, ao ouvir assovios ou bater de pratos, o enorme réptil desliza pelas águas em busca de alimentos e fica ali, imóvel, rodeando os barcos. Senhor Lúcio Torres, o comandante do batelão que leva a equipe e conhecedor da região, contou: “Já trouxe muito fotógrafo por aqui, mas na hora de ficarem cara a cara com o Negão, se tremem todo e não conseguem bater a foto. O bicho, assusta até quem é acostumado, tem quase 6 metros, um bruto. As crianças não querem nem saber, nadam aqui com ele. Domesticado, mas, quem sabe, jacaré é selvagem, não pode facilitar tanto.”

A apresentação da noite surpreendeu, pelo menos, 250 pessoas lotaram o local. A comunidade, que parecia vazia, revelou-se. Crianças e adultos encheram rapidamente as 150 cadeiras do Festcineamazonia Itinerante, sendo preciso providenciar mais. O cantor Rodolfo Minari abriu a noite, interagindo com o público, seguido pelo palhaço mineiro Titetê e os curtas metragens.

O Festcineamazônia Itinerante tem o patrocínio do BNDES, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual Lei Rouanet, apoio cultural da Fundação Saramago e Iphan. Parceiros de Mídia Rádio Parecis FM e Canal Brasil. O Festcineamazônia é membro do Green Film Network e Fórum dos Festivais.

Previous COM VOCÊS, PALHAÇO TITETÊ - QUANDO A FILOSOFIA E A PALHAÇADA SE ENCONTRAM
Next FESTCINEAMAZONIA COMEÇA MAIS UMA ETAPA DA ITINERANCIA 2014, DESTA VEZ HUMAITÁ NO AMAZONAS SERÁ O PONTO DE PARTIDA.

Você também pode gostar

MATEGUÁ-BOLÍVIA, A HARMONIA DAS ARTES COM O FESTCINEAMAZONIA

Numa pequena escola de madeira, 13 crianças ouvem as histórias contadas pelo escritor português José Luís Peixoto. Alguns metros adiante há dois barracões de madeira para a estocagem de castanha.

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE LEVA CINEMA AOS 13 DISTRITOS DE PORTO VELHO

O cinema vai chegar aos distritos de Porto Velho! A partir desta segunda-feira (19) o Festival Latino Americano de Cinema e Video Ambiental – Festcineamazônia Itinerante vai levar cinema e

NOVA CALIFÓRNIA RECEBE FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

Na noite desta segunda-feira, 6/12, centenas de moradores de Nova Califórnia ingressaram no mundo mágico do cinema e do circo. O afluxo de crianças, jovens e adultos à lona montada