FEST CINEAMAZÔNIA ENCERRA CARAVANA DA MOSTRA ITINERANTE

FEST CINEAMAZÔNIA ENCERRA CARAVANA DA MOSTRA ITINERANTE

A produção do Fest Cineamazônia realizou de maio a julho, a mostra itinerante 2009, levando cinema e vídeo ambiental para comunidades sem salas de cinema. O projeto também incluiu a integração Latinoamericana através da arte. Foram percorridos localidades e municípios de Rondônia e Acre amazonas.. (Brasil), Beni e Pando (Bolívia), e Madre de Dios e Cuzco (Peru). Artistas convidados participaram da caravana. Tirar esse trecho brasileiras também receberão as exibições da mostra.

A última etapa realizada com a caravana encerrou nesta semana, no Peru, com exibições em Iñapari e Porto Maldonado, na Amazônia Peruana, e, Marcapata e Cuzco, na região da Cordilheira dos Andes. Para chegar a essas cidades, o Fest Cineamazônia percorreu uma das estradas mais perigosas do mundo, a Interoceânica Sul, que liga o Brasil ao Pacífico, passando pelas montanhas andinas.

Por onde passou, a caravana do cinema levou atrações circenses com o ator Marcos Eldóm, que interpreta o palhaço Bob. Artistas locais também participaram da integração, fazendo suas apresentações antes das exibições dos filmes.

Durante as viagens da mostra itinerante, o Fest Cineamazônia registrou o cotidiano das comunidades e cidades para produção de filmes de curta-metragem. Na produção Latinoamericana, o protagonista do filme é o cantor portovelhense Bado, que gravou trechos com artistas peruanos.

A mostra itinerante passou por distritos, comunidades tradicionais e cidades da região de Ponta Abunã, Vale do Jamari, Bolívia, Baixo Rio Madeira, Acre e Peru. Cerca de cinco mil pessoas prestigiaram a mostra itinerante nesses últimos três meses.

Já estão abertas as inscrições para o festival deste ano, que será realizado em novembro, em Porto Velho. Produções do Brasil e de outros países estarão participando da mostra competitiva. As informações para participar do Fest Cineamazônia estão disponíveis no sitio www.cineamazonia.com.

O Fest Cineamazônia Itinerante é patrocinado pela Petrobras, através da Lei de Incentivo à cultura, da Secretaria de Audiovisual, do Ministério da Cultura. Tem como apoiadores: Santo Antônio Energia, Maporé, Governo de Rondônia, Prefeitura de Porto Velho através da SEMDES/SEMED, senadora Fátima Cleide, e deputado federal Eduardo Valverde.

Você também pode gostar

Após 15 horas, Cineamazônia Itinerante cheg...

A caravana do Cineamazônia partiu no final da manhã da quarta-feira (02) com uma van, um caminhão e 13 pessoas para levar cinema e arte ao Peru, Acre e distritos

Cineamazônia Itinerante começa atividades n...

A noite da quarta-feira (23) foi bastante especial para o Cineamazônia Itinerante: o projeto iniciou suas atividades no espaço comunitário da Resex Rio Ouro Preto, que fica a 50 quilômetros

FORTE PRÍNCIPE RECEBE O FESTICINEAMAZÔNIA I...

Fortaleza foi construida pelos portugueses na margem direira do Rio Guaporé Por Sérgio Carvalho Foto de Eder Medeiros No último dia 13 de agosto, na entrada da ruína do grande

0 Comments

Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!