FEST CINEAMAZÔNIA ENCERRA CARAVANA DA MOSTRA ITINERANTE

FEST CINEAMAZÔNIA ENCERRA CARAVANA DA MOSTRA ITINERANTE

A produção do Fest Cineamazônia realizou de maio a julho, a mostra itinerante 2009, levando cinema e vídeo ambiental para comunidades sem salas de cinema. O projeto também incluiu a integração Latinoamericana através da arte. Foram percorridos localidades e municípios de Rondônia e Acre amazonas.. (Brasil), Beni e Pando (Bolívia), e Madre de Dios e Cuzco (Peru). Artistas convidados participaram da caravana. Tirar esse trecho brasileiras também receberão as exibições da mostra.

A última etapa realizada com a caravana encerrou nesta semana, no Peru, com exibições em Iñapari e Porto Maldonado, na Amazônia Peruana, e, Marcapata e Cuzco, na região da Cordilheira dos Andes. Para chegar a essas cidades, o Fest Cineamazônia percorreu uma das estradas mais perigosas do mundo, a Interoceânica Sul, que liga o Brasil ao Pacífico, passando pelas montanhas andinas.

Por onde passou, a caravana do cinema levou atrações circenses com o ator Marcos Eldóm, que interpreta o palhaço Bob. Artistas locais também participaram da integração, fazendo suas apresentações antes das exibições dos filmes.

Durante as viagens da mostra itinerante, o Fest Cineamazônia registrou o cotidiano das comunidades e cidades para produção de filmes de curta-metragem. Na produção Latinoamericana, o protagonista do filme é o cantor portovelhense Bado, que gravou trechos com artistas peruanos.

A mostra itinerante passou por distritos, comunidades tradicionais e cidades da região de Ponta Abunã, Vale do Jamari, Bolívia, Baixo Rio Madeira, Acre e Peru. Cerca de cinco mil pessoas prestigiaram a mostra itinerante nesses últimos três meses.

Já estão abertas as inscrições para o festival deste ano, que será realizado em novembro, em Porto Velho. Produções do Brasil e de outros países estarão participando da mostra competitiva. As informações para participar do Fest Cineamazônia estão disponíveis no sitio www.cineamazonia.com.

O Fest Cineamazônia Itinerante é patrocinado pela Petrobras, através da Lei de Incentivo à cultura, da Secretaria de Audiovisual, do Ministério da Cultura. Tem como apoiadores: Santo Antônio Energia, Maporé, Governo de Rondônia, Prefeitura de Porto Velho através da SEMDES/SEMED, senadora Fátima Cleide, e deputado federal Eduardo Valverde.

Previous FEST CINEAMAZÔNIA CHEGA A CUZCO COM A INTEGRAÇÃO LATINOAMERICANA DE ARTES
Next FEST CINEAMAZÔNIA 2010 COMEÇA COM ITINERÂNCIA

Você também pode gostar

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE PELO VALE DO GUAPORÉ CHEGA AO QUILOMBO DE SANTO ANTÔNIO

Subindo o Rio Guaporé o FESTCINEAMAZôNIA ITINERANTE chega à comunidade Quilombola de Santo Antônio. As famílias já estavam aguardando o festival, mobilizadas pelos cartazes afixados dias antes pela equipe de

Cineamazônia Itinerante faz exibição de filmes às escuras em Rio Pardo

Após percorrer 105 quilômetros que separam Jacy-Paraná de Rio Pardo, a caravana do Cineamazônia Itinerante chegou no início da tarde do domingo (13), ao distrito de Rio Pardo, que pertence

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE CHEGA EM SAN LORENZO, NA BOLÍVIA

Bolivia e Brasil recebem projeto cultural Por Sérgio Carvalho Foto de Eder Medeiros Quase 18 horas de navegação pelo rio Guaporé, depois da apresentação na cidade Guayaramirim – BO, a