FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE LEVA CINEMA AOS 13 DISTRITOS DE PORTO VELHO

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE LEVA CINEMA AOS 13 DISTRITOS DE PORTO VELHO

O cinema vai chegar aos distritos de Porto Velho! A partir desta segunda-feira (19) o Festival Latino Americano de Cinema e Video Ambiental – Festcineamazônia Itinerante vai levar cinema e video ambiental para as comunidades de 13 distritos da capital de Rondônia. Uma forma gratuita de integração cultural através do cinema aos moradores de localidades distantes e ribeirinhas. Além de filmes e vídeos, o Festcineamazônia leva ainda atrações circenses. A expectativa é que aproximadamente cinco mil pessoas participem das exibições itinerantes.

A caravana do Festcineamazônia, com cinco veículos e 25 profissionais envolvidos, exibirá filmes na comunidade de Rio Pardo (19/11), nos distritos de Jaci Paraná (20/11), Nova Mutum Paraná (21/11), União Bandeirantes (22/11), Abunã (23/11), Fortaleza do Abunã (24/11), Vista Alegre (25/11), Extrema (26/11), Nova Califórnia (27/11), São Carlos (6/12), Nazaré (7/12), Demarcação (8/12) e Calama (9/12).
6570622923_f79ab7ec2a_z
Neste ano o fotógrafo profissional e documentarista Marcos Santilli, acompanhará o festival itinerante nos distritos.As fotografias de Marcos Santilli tiveram centenas de publicações brasileiras e estrangeiras. Santilli realizou um grande trabalho fotográfico em Rondônia.  O Festcineamazônia, um dos maiores projetos culturais da região Norte, existe há 10 anos em Porto Velho e cinco anos de forma itinerante continuada levando cinema para regiões amazônicas e comunidades da língua portuguesa.

O festival faz parte da Rede de Cines Itinerantes da América Latina e Caribe, que tem como missão contribuir para adversidade cultural e o fortalecimento da identidade nacional a partir da difusão de audiovisual em locais que não contam com salas de cinema. Tem como objetivo criar e fomentar uma cultura de cinema, ajudar na formação de público mais consciente e com mais pluralidade de pensamento, promover o contato com a arte, não somente como espaço de recreação, se não como uma plataforma para promover valores, compartilhar culturas, tradições e expandir fronteiras.

O Festcineamazônia Itinerante 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual e Parceria Institucional da Fundação Banco do Brasil.

Por RAFAEL ABREU

Créditos das fotos: Avener Prado/Festcineamazônia

Previous FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE É DOCUMENTADO POR UM DOS GRANDES FOTÓGRAFOS DA HISTÓRIA DE RO
Next FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE EM TARRAFAL - CABO VERDE - ÁFRICA

Você também pode gostar

ÉVORA – PORTUGAL APLAUDE FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

“Cinema, se mima, se leva, se vai/ se cega, se neva, cinema, se cai/ cinema, se brinca, se trinca, não vai/ se afina, se anima, cinema, não cai”. O trecho

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE LEVA ARTE A OITO LOCALIDADES

Circo, palhaço, cinema ambiental. é a trupe do FestCineamazonia que não pára e põe o pé na estrada outra vez para levar arte a várias comunidades da Grande Porto Velho.

Poesia pisando no real

Realizadores discutem poesia no Cineamazônia Atitude. Generosidade. Fim da intolerância racial. Além da poesia, cada vez mais necessária, são de coisas assim que o mundo precisa. Foi o que defenderam