FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE EM TARRAFAL – CABO VERDE – ÁFRICA

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE EM TARRAFAL – CABO VERDE – ÁFRICA

Não chegou a ser surpresa, mas o público de aproximadamente 500 pessoas que acompanhou as atividades de cinema, circo, musica e poesia do Festival de Artes Integradas – Festcineamazonia Itinerante, mais uma vez reafirmou o compromisso de integração cultural que necessita ser aprofundado entre o Brasil e outros países de língua portuguesa.

Foram exibidas sete produções brasileiras, abordando a questão ambiental do planeta. Do lado caboverdiano foram apresentadas atrações como o Palhaço Xclumbumba e a participação especial do cantor Princezito e o Grupo Batuku Delta Cultura.

O Batuco é uma tradicional dança e música, acompanhada por tambores, com origens na ilha do Tarrafal, sendo sobretudo praticada por mulheres. Tarrafal é banhada pelo mar e tem na pesca e no turismo os pilares de sua economia. A falta de água é uma problemática muito comum nesse país árido.

No Batuco, uma cantora descreve acontecimentos quotidianos, mas também se refere à política e à cultura em geral de uma forma divertida ou crítica. O coro imita os versos, e a canção vai-se tornando progressivamente mais intensa, culminando no Tornu, uma dança realizada por duas a três dançarinas.

A poesia mais tradicional ficou a cargo poeta de Cabo Verde Anilton Levy que declamou em criolo (língua local) e português.

As participações especiais do cantor Princezito e do Grupo Batuku Delta Cultura foram dois dos momentos mais emocionantes do festival. Princezito fez um show dedicado às crianças que invadiram o palco do evento e entoaram coro com o ídolo local em várias músicas.

“A interação com circo, música, poesia e cinema foi fundamental, já que as crianças trouxeram também seus pais nesse abraço simbólico de formação de platéia”, diz Jurandir Costa, um dos coordenadores do Festicineamazônia.

É a terceira vez que Cabo Verde recebe o Festival de Artes Integradas – Festcineamazonia Itinerante. A integração cultural com os países de língua portuguesa é o principal objetivo do projeto. O próximo destino do Festcineamazônia Itinerante é na histórica cidade portuguesa Évora, dia 10 de julho.

O Festival de Artes Integradas – Festcineamazônia Itinerante 2013 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural da Santo Antônio Energia e da Câmara Municipal de Tarrafal.

Previous FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE LEVA CINEMA AOS 13 DISTRITOS DE PORTO VELHO
Next CABO VERDE - ÁFRICA RECEBE O FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

Você também pode gostar

Distrito de Abunã recebe o Cineamazônia itinerante

O distrito de Abunã foi o oitavo destino do Cineamazônia itinerante 2016 nesta sexta-feira (20). Uma parada obrigatória para o festival que visita a localidade desde o começo da itinerância.

FORTE PRÍNCIPE RECEBE O FESTICINEAMAZÔNIA ITINERANTE

Fortaleza foi construida pelos portugueses na margem direira do Rio Guaporé Por Sérgio Carvalho Foto de Eder Medeiros No último dia 13 de agosto, na entrada da ruína do grande

FESTCINEAMAZÔNIA LOTA PRAÇA DOS PIONEIROS EM GUAJARÁ-MIRIM

Uma verdadeira multidão veio assistir as exibições de filmes e a apresentação do Palhaço XUXU na Praça dos Pioneiros, centro de Guajará Mirim – BR, na noite de 22/06. Crianças,