AWARA NANE PUTANE, FILME PRODUZIDO NO ACRE, SERÁ EXIBIDO EM XAPURI-ACRE.

AWARA NANE PUTANE, FILME PRODUZIDO NO ACRE, SERÁ EXIBIDO EM XAPURI-ACRE.

O curta-metragem “Awara Nane Putane – Uma história do cipó, dirigido pelo cineasta Sérgio de Carvalho, foi selecionado para a mostra competitiva do sexto Los Angeles Brazilian Film Festival (Labrff), que acontece de 08 a 11/09 em Los Angeles (EUA), mas antes de participar deste festival internacional, o filme foi lançado no Festcineamazonia do ano passado  e hoje faz parte da grade de exibição do Festival de Artes Integradas- Festcineamazonia Itinerante 2013.

Awara Nane Putane – Uma história do cipó é um curta-metragem em animação que conta o mito de origem do uso tradicional da ayahuasca, na versão da etnia yawanawa, que vive no coração da floresta amazônica, nas margens do Rio Gregório, no Estado do Acre. O curta é todo falado em idioma yawanawa, povo que pertence ao tronco lingüístico Pano.

Os sons da floresta e as falas foram gravados na Aldeia Nova Esperança, próxima ao Rio Gregório (AC). As vozes são dos anciãos da tribo, escalados para registrar o idioma o mais fielmente possível.

O diretor relata que só foi possível superar a resistência inicial dos yawanawás em colaborar com a produção quando eles perceberam que a tecnologia poderia ajudar a preservar a sua tradição cultural.

O curta também foi exibido no mês passado durante a Itinerancia do Festival de Artes Integradas- Festcineamazonia pelo Vale do Guaporé, quando a caravana do festival percorreu 13 comunidades entre Brasil/Bolívia.

O Festival de Artes Integradas acontece neste sábado as 19:00 horas em Seringal Cachoeira, a entrada é grátis.

O Festival de Artes Integradas-Festcineamazonia tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural da Santo Antônio Energia. Apoio Institucional Fundação Banco do Brasil.

Por Eduardo Kopanakis.

Você também pode gostar

O FILME “SOLDADOS DA BORRACHA” DO...

O documentário narra a história de quatro seringueiros de diversas origens para mostrar a trajetória de luta dos soldados da borracha convocados para ajudar os aliados na Segunda Guerra Mundial.

PORTUGAL RECEBE FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE ...

Amazônia e Portugal. No dia 19 de junho, a ponte que mais uma vez irá unir essas distâncias é o cinema. Pelo quinto ano consecutivo, o país lusitano recebe o

FESTCINEAMAZÔNIA LEVA MUITA CULTURA AOS DIST...

A caravana do festival pega a estrada novamente para mais uma noite de apresentações, desta vez o nosso destino foi o distrito de Jaci-Paraná, situado as margens da BR 364

0 Comments

Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!