FESTICINEAMAZÔNIA INICIA SUA ITINERÂNCIA DE 2015

FESTICINEAMAZÔNIA INICIA SUA ITINERÂNCIA DE 2015

CINEMA, CIRCO E MÚSICA NOS DISTRITOS DE PORTO VELHO

Por Eduardo Kopanakis


 

Em maio de 2015, o FESTCINEAMAZÔNIA retoma a sua circulação, iniciando sua trajetória por nove  distritos de Porto Velho, sendo eles: Nova California, Extrema, Vista Alegra do Abunã, Fortaleza do Abunã, Abunã, União Bandeirantes, Nova Mutum (Vila Jirau), Rio Pardo e Jacy-Paraná.
Ainda este ano, o projeto contará com apresentações em Portugal, Bolívia, Peru, Cabo Verde e em outras localidades da Amazônia brasileira. Alcançando um total de 35 cidades beneficiadas em 04 países. A continuidade do projeto só foi possível por conta do patrocínio do BNDES, que entendeu a necessidade da continuidade das ações do FESTCINEAMAZÔNIA, que democratiza e amplia o acesso à cultura, além de propiciar a fruição dos produtos audiovisuais nacionais.
De acordo com uma das produtoras do FESTCINEAMAZÔNIA, Fernanda Kopanakis, o festival, além de ser um importante instrumento de difusão do cinema, em especial, o brasileiro, em cidades que não possuem acesso a salas de projeção, representa, também, uma ferramenta de reflexão sobre os temas ambientais, frente ao momento trágico em que vivemos de esgotamento dos recursos naturais.
Assim, conclui Kopanakis, o projeto pauta-se pela tentativa de germinar discussões em torno de que tipo de modelo de desenvolvimento desejamos para a Amazônia e para todo o mundo. O festival, em um sentido amplo, é também uma ação política, em possibilitar as pessoas que se apropriem de valores e conceitos ligados ao meio ambiente, a partir das manifestações artísticas e lúdicas, características da sétima arte.
O Festcineamazônia Itinerante 2015, nessa primeira etapa de suas ações durante todo o ano, inicia-se em Porto Velho, em Nova Califórnia e segue por mais 8 distritos do município, até o dia 2 de junho, contando com a projeção de filmes ambientais, e ainda, agregando a participação especial da atriz rondoniense Suely Rodrigues, com o espetáculo circense da Palhaça Tetéia.
O Festcineamazônia Itinerante 2015 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura,Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural, Fundaçao Cultural de Porto Velho, Sema, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Semed, Secretaria Municipal de Educação, Semusb,  Secretaria Municipal de Serviços Básicos. O Festcineamazonia é membro do Greenfilm Network e do Fórum dos Festivais.

Estradas, rios, igarapés e mares. Florestas e campos. Montanhas. Ribeirinhos, agricultores, indígenas. Gente. América, Europa, África. Há treze anos, o FESTCINEAMAZONIA, percorre as mais variadas paisagens, encontrando os mais diversos públicos, com a missão de levar cinema, circo, música e consciência ambiental, principalmente, para regiões pouco assistidas, que não possuem salas de cinema.

Previous NOVA CALIFÓRNIA TEM SESSÃO LOTADA NO FESTCINEAMAZONIA 2015
Next EXTREMA, DISTRITO DE PORTO VELHO, RECEBE O FESTCINEAMAZÔNIA 2015

Você também pode gostar

Reencontro sob as bênçãos da Madeira-Mamoré

  Texto: Ismael Machado Fotos: Zeca Ribeiro A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré faz parte das lembranças e sonhos de quase todos os moradores mais antigos de Iata, um pequeno distrito

CABO VERDE – ÁFRICA RECEBE O FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE

Na última edição do Festcineamazônia em Porto Velho, a surpresa do encerramento foi o show de um cantor até então desconhecido na capital rondoniense- e no Brasil-. Princezito. Aos poucos,

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE DEPOIS DE NOVE DIAS SUBINDO O RIO GUAPORÉ CHEGA A VERSALLES – BOLÍVIA

A sétima localidade a receber o Festcineamazônia em sua itinerância pelo Vale do Guaporé, Versalles uma comunidade boliviana pertencente ao município de Magdalena – Beni, com construções exclusivamente de madeira