FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE FECHA COM CHAVE DE OURO SUA ITINERÂNCIA NOS DISTRITOS

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE FECHA COM CHAVE DE OURO SUA ITINERÂNCIA NOS DISTRITOS

Neste dia 02 de junho, depois de percorrer oito distritos da cidade de Porto Velho, RO, o FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE fechou com chave de ouro a primeira etapa de sua intinerancia 2015, em sua nona apresentação em Jacy-Paraná, com a quadra da escola Cora Coralina completamente lotada.

Cerca de trezentas pessoas prestigiaram a apresentação. Professores, famílias, alunos, e muitas crianças fizeram parte do público, que a cada fim de filme, aplaudiam com grande entusiasmo e formaram fila para tirar foto com a palhaça Teteia no final.

Segurando seu bebê no colo, ao mesmo tempo que dava a mão para sua filha de quatro anos, a dona de casa Jaciara Cristina, que tinha acabado de tirar uma foto com a palhaça Teteia, disse que gostou muito de ter ido, principalmente pela falta de opção cultural no distrito.

“Sempre que tem alguma apresentação cultural, temos a obrigação de trazer nossos filhos, desde pequenininhos. Aqui não tem quase nada neste sentido. Tinha de ter mais, muito mais. Aqui não tem parque, não tem cinema, não tem teatro. Tenho certeza, que aqui na comunidade, todo mundo gostou”, parabenizou a dona de casa.

Para Jailson Legal Lopes, vice-diretor da escola Cora Coralina, reforçou o tanto que o distrito é desprovido de ações afirmativas e culturais. “Um momento como este é importante, não só para os alunos e crianças, mas, também, para os adultos. Os pais têm o prazer de trazer os filhos, sabem da importância da cultura na educação. Os filmes são de linguagem lúdica e acessível e falam de temas sérios, como o meio ambiente. Sem contar, a apresentação da palhaça, que agrega ao cinema, as crianças adoram”, conclui o vice-diretor.

O FESTICINEAMAZÔNIA, depois de quase dez dias na estrada, percorreu os distritos de Porto Velho, sendo eles: Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre, Fortaleza do Abunã, Abunã, Vila Jirau, União Bandeirantes, Rio Pardo e Jacy –Paraná, concluindo a primeira etapa de sua itinerancia 2015. Ainda este ano, vai percorrer vilas e cidades do Vale do Guaporé, Acre, Bolívia, Peru, Cabo Verde e Portugal.

O Festcineamazônia Itinerante 2015 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura,Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural, Fundaçao Cultural de Porto Velho, Sema, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Semed, Secretaria Municipal de Educação, Semusb,  Secretaria Municipal de Serviços Básicos e IPHAN. O Festcineamazonia é membro do Greenfilm Network e do Fórum dos Festivais.

Previous EXTREMA, DISTRITO DE PORTO VELHO, RECEBE O FESTCINEAMAZÔNIA 2015
Next O PERFIL DE UMA PALHAÇA

Você também pode gostar

Cineamazônia leva arte à periferia da Bolívia

Um quintal sem grama em frente à uma casa simples, em um dos bairros mais perigosos da Bolívia. O cenário não costuma ser dos mais convidativos para a esmagadora maioria

AWARA NANE PUTANE, FILME PRODUZIDO NO ACRE, SERÁ EXIBIDO EM XAPURI-ACRE.

O curta-metragem “Awara Nane Putane – Uma história do cipó”, dirigido pelo cineasta Sérgio de Carvalho, foi selecionado para a mostra competitiva do sexto Los Angeles Brazilian Film Festival (Labrff),

EMBAIXADA AMERICANA E TV RONDÔNIA LEVAM EXPOSIÇÃO “O RIO DA DÚVIDA” ATÉ OS DISTRITOS DE PORTO VELHO

Painéis com citações dos diários dos desbravadores Rondon e Roosevelt de 1914-1915, além de  fotografias cedidas pelo Museu do Índio do RJ, pela Biblioteca do Museu Americano de História Natural