Força Nacional participa de desocupação de terras indígenas no Pará

A Força Nacional de Segurança Pública está em São Félix do Xingu, no Pará, onde participa da desocupação da Terra Indígena Apyterewa. A operação é realizada em pareceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), e os ministérios da Justiça, da Defesa e do Desenvolvimento Agrário, além do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O território é ocupação tradicional do povo Parakanã, homologado por decreto presidencial de 19 de abril de 2007.

Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A portaria nº 496, publicada na sexta-feira (29), homologou a permanência da Força Nacional até 15 de maio para garantir a segurança das pessoas, do patrimônio e a manutenção da ordem pública.

Segundo a Funai, está sendo realizada desde 2011 a Operação Apyterewa, que busca a regularização fundiária e a expulsão da terra indígena, promovendo o pagamento de indenizações aos ocupantes de boa-fé.

Fonte: Agência Brasil
Edição: Kleber Sampaio

Você também pode gostar

Rondônia mantém posição como pior Estado ...

Como acontece com outros indicadores no Brasil, os dados de saneamento são extremamente díspares entre os 26 estados e o Distrito Federal. Segundo informações de 2013 do Sistema Nacional de

Encontro Fazer vs. Falar discute sustentabili...

MANAUS – Sustentabilidade é o tema deste mês do projeto ‘Fazer vs. Falar’, ciclo de palestras realizado pela start up Livre Cultura em Manaus.

Ministério Público denuncia Samarco por cri...

O Ministério Público de Minas Gerais anunciou hoje (15) que ofereceu denúncia contra a Samarco e 14 funcionários da mineradora. Eles são acusados de se associarem para cometer crimes ambientais

0 Comments

Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!