FESTCINEAMAZÔNIA CONCLUI EXIBIÇÕES NOS DISTRITOS DA BR-364

FESTCINEAMAZÔNIA CONCLUI EXIBIÇÕES NOS DISTRITOS DA BR-364

Foram mais de 900 quilômetros percorridos no eixo da rodovia BR-364, sentido Acre, nove distritos de Porto Velho beneficiados e mais de duas mil pessoas alcançadas. O Festival Latino Americano de Cinema e Video Ambiental – Festcineamazônia Itinerante concluiu nesta terça-feira (27) no distrito de Nova Califórnia a etapa da itinerância na BR-364. A partir do dia 6 de dezembro o festival inicia a etapa itinerante no Baixo Rio Madeira com exibição de cinema e circo em São Carlos (6/12), Nazaré (7/12), Demarcação (8/12) e Calama (9/12).

A itinerância iniciou no dia (19/11) no distrito de Rio Pardo, passando por Jaci Paraná, Nova Mutum Paraná, União Bandeirantes, Abunã, Fortaleza do Abunã, Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia. Os filmes exibidos no Festcinemazônia Itinerante são selecionados na mostra competitiva do festival em Porto Velho, realizado no começo do mês e das produções convidadas da programação. Neste ano o festival leva também aos distritos de Porto Velho a atração circense do artista João Lima o ‘Circo De Um Homem Só’ onde um palhaço faz sozinho um espetáculo de circo completo.

O fotógrafo profissional e documentarista Marcos Santilli acompanha o festival itinerante. Santilli é considerado um dos grandes fotógrafos da história de Rondônia. Realizou diversas expedições ao Estado para documentar a colonização descontrolada da região. Visitou seringais, garimpos, aldeias indígenas e florestas arrasadas.

O Festcineamazônia, um dos maiores projetos culturais da região Norte, existe há 10 anos em Porto Velho e cinco anos de forma itinerante continuada levando cinema para regiões amazônicas e comunidades da língua portuguesa.

O festival faz parte da Red de Cines Itinerantes da América Latina e Caribe, que tem como missão contribuir para a diversidade cultural e o fortalecimento da identidade nacional a partir da difusão de audiovisual em locais que não contam com salas de cinema. Tem como objetivo criar e fomentar uma cultura voltada para o cinema auxiliando na formação de plateia promovendo o contato com a sétima arte.

O Festcineamazônia Itinerante 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual e Parceria Institucional da Fundação Banco do Brasil.

Por Rafael Abreu

Você também pode gostar

VERSALLES – BOLÍVIA RECEBE O FESTCINEA...

Comunidade boliviana, de nome francês, acolhe o Festival de coração aberto. Por Sérgio Carvalho Foto de Eder Medeiros     A comunidade de nome afrancesado: Versalles, localizada nas margens bolivianas

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE MUDA ROTINA DE U...

A chuva ameaçou, mas não tirou o ânimo e nem a vontade dos moradores do distrito de União Bandeirantes, aproximadamente 160 quilômetros de Porto Velho, de assistir as apresentações de

FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS, FESTCINEAMAZÔN...

Desde quando iniciou em 2008, o Festcineamazônia Itinerante se tornou mais do que uma simples ideia de apresentar filmes em locais aonde o cinema não chega. Transformou-se num momento em

0 Comments

Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!