FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE TRANSFORMA CINEMA EM SONHOS NO BAIXO RIO MADEIRA

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE TRANSFORMA CINEMA EM SONHOS NO BAIXO RIO MADEIRA

Até onde a imaginação pode levar! A edição itinerante do Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental – Festcineamazônia levou sonhos, fantasia e esperança às comunidades ribeirinhas dos distritos de São Carlos, Nazaré, Demarcação e Calama, através das exibições de filmes de ficção, animação e documentário.

O Festcineamazônia Itinerante teve mais de 500 pessoas presentes nas salas de cinema projetadas nas quatro comunidades do Baixo rio Madeira. O evento mudou a rotina dos distritos que possuem poucas opções de diversão e se transformou em uma verdadeira festa cultural.

A expedição pelo rio Madeira iniciou no dia 6 e foi até o dia 9 de dezembro. Uma equipe composta por 15 pessoas desceu o rio a bordo do barco Comandante Ribeiro II para levar gratuitamente os melhores filmes e documentários da 10ª edição do Festcineamazônia, que ocorreu em novembro na capital de Rondônia.

Em São Carlos, no dia (6), cerca de 200 quilômetros de Porto Velho, as atividades foram realizadas no ginásio Rubem Inocêncio, com a presença de aproximadamente 250 pessoas.

Em Nazaré, no dia (7), cerca de 220 quilômetros de Porto Velho, a sala de projeção em uma tenda circense, em frente à principal igreja da localidade, teve participação de cerca de 100 pessoas.

No distrito de Demarcação, no dia (8), aproximadamente 230 quilômetros de Porto Velho, a exibição de filmes, ocorreu, também, em frente à igreja principal da localidade, com um público de mais de 100 pessoas, formada por crianças e jovens, principalmente.

Já em Calama, no dia (9), aproximadamente 240 quilômetros de Porto Velho, nem a chuva impediu que a comunidade comparecesse a sala de cinema projetada no espaço de vivência da principal igreja da comunidade.

O Festcineamazônia, um dos maiores projetos culturais da região Norte, existe há 10 anos em Porto Velho e cinco anos de forma itinerante continuada levando cinema para regiões amazônicas e comunidades da língua portuguesa.

O festival faz parte da Red de Cines Itinerantes da América Latina e Caribe, que tem como missão contribuir para a diversidade cultural e o fortalecimento da identidade nacional a partir da difusão de audiovisual em locais que não contam com salas de cinema. Tem como objetivo criar e fomentar uma cultura voltada para o cinema auxiliando na formação de plateia promovendo o contato com a sétima arte.

O Festcineamazônia Itinerante 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual e Parceria Institucional da Fundação Banco do Brasil.

 Por Rafael Abreu

Previous FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS, FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE ACONTECE EM 5 PAÍSES.
Next FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE É ATRAÇÃO NO BAIXO RIO MADEIRA

Você também pode gostar

Cineamazônia Itinerante passa pelo Quilombo de Pedras Negras, Mateguá e Porto Rolim

Depois de ir até o Quilombo de Santo Antônio e a vila boliviana de Versalles, o Cineamazônia Itinerante chegou a outro ponto importante do Rio Guaporé, na terça-feira (05): o

Cineamazônia Itinerante 2016 estreia no Brasil em Capixaba (AC)

Depois de passar por Peru e Bolívia, chegou a vez do Cineamazônia Itinerante 2016 fazer sua primeira apresentação em solo brasileiro. O local escolhido fora Capixaba, município acreano que faz

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE – ROMPENDO FRONTEIRAS

Diversos países e comunidades recebem a Itinerância do Festival Ambiental Por Sérgio Carvalho Foto de Eder Medeiros   Portugal, África, Vale do Guaporé, Amazonas, Acre, Bolívia e Peru. Floresta, mar,