FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS, FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE ACONTECE EM 5 PAÍSES.
Desde quando iniciou em 2008, o Festcineamazônia Itinerante se tornou mais do que uma simples ideia de apresentar filmes em locais aonde o cinema não chega. Transformou-se num momento em que a troca de experiências entre os diversos olhares amazônicos se encontrou. Relatos de pessoas moradoras de comunidades ribeirinhas ou outras localidades menores enfatizando o quanto a ação cultural havia transformado as próprias vidas se tornaram constantes a equipe do Festcine.
Em 2013 o Festcineamazônia Itinerante incorporou-se ao Festival de Artes Integradas. Este ano o projeto percorrerá cinco países e contemplará mais de 20 cidades com cinema, circo e música, mantendo o foco inicial de sempre estar em comunidades que não tem acessos a bens culturais. “Nesses locais a presença do Festcineamazonia Itinerante sempre é aguardada, onde a arte circense, do cinema, é sempre novidade”, diz Jurandir Costa, um dos organizadores do Festcineamazônia.
Os países que receberão o festival itinerante são Brasil, Bolívia, Peru, Portugal e Cabo Verde na África, além de cidades do Amazonas e Acre. “Certamente é um dos maiores projetos culturais da região norte, com todas as atividades de graça para a população”, enfatiza Jurandir Costa.
Uma equipe de mais de 50 pessoas está envolvida na produção, desde a parte de comunicação/divulgação, produção local até os trabalhos burocráticos envolvendo governos e instituições culturais de outros países. “A experiência adquirida nos outros anos foi fundamental para que o projeto se solidifique cada vez mais junto as comunidades, aos patrocinadores e poder público”, diz Costa.
O Festival de Artes Integradas – Festcineamazônia Itinerante 2013 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural da Santo Antônio Energia e Parceria Institucional da Fundação Banco do Brasil.
Você também pode gostar
União Bandeirantes recebe a itinerância do Cineamazônia
Ontem, o Cineamazônia Itinerante 2016 novamente cumpriu com a missão de levar a arte e o cinema para os dois distritos de Porto Velho, cujas comunidades que estão muito longe
Cineamazônia Itinerante chega a San Lorenzo e Surpresa
Depois de uma passagem pela Resex Rio Ouro Preto, Guajará-Mirim, Guayaramerín e Iata, o Cineamazônia Itinerante trocou as estradas de asfalto e chão pelo barco e chegou até a cidade
Cineamazônia sob as bênçãos de San Lorenzo
Texto: Ismael Machado Fotos: Zeca Ribeiro Edição: Lui Machado San Lorenzo é uma pequena comunidade boliviana às margens do rio Mamoré. Povoado simples, com uma igreja, uma escola, um posto