FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS, FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE ACONTECE EM 5 PAÍSES.

FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS, FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE ACONTECE EM 5 PAÍSES.

Desde quando iniciou em 2008, o Festcineamazônia Itinerante se tornou mais do que uma simples ideia de apresentar filmes em locais aonde o cinema não chega. Transformou-se num momento em que a troca de experiências entre os diversos olhares amazônicos se encontrou. Relatos de pessoas moradoras de comunidades ribeirinhas ou outras localidades menores enfatizando o quanto a ação cultural havia transformado as próprias vidas se tornaram constantes a equipe do Festcine.

Em 2013 o Festcineamazônia Itinerante incorporou-se ao Festival de Artes Integradas. Este ano o projeto percorrerá cinco países e contemplará mais de 20 cidades com cinema, circo e música, mantendo o foco inicial de sempre estar em comunidades que não tem acessos a bens culturais. “Nesses locais a presença do Festcineamazonia Itinerante sempre é aguardada, onde a arte circense, do cinema, é sempre novidade”, diz Jurandir Costa, um dos organizadores do Festcineamazônia.

Os países que receberão o festival itinerante são Brasil, Bolívia, Peru, Portugal e Cabo Verde na África, além de cidades do Amazonas e Acre. “Certamente é um dos maiores projetos culturais da região norte, com todas as atividades de graça para a população”, enfatiza Jurandir Costa.

Uma equipe de mais de 50 pessoas está envolvida na produção, desde a parte de comunicação/divulgação, produção local até os trabalhos burocráticos envolvendo governos e instituições culturais de outros países. “A experiência adquirida nos outros anos foi fundamental para que o projeto se solidifique cada vez mais junto as comunidades, aos patrocinadores e poder público”, diz Costa.

O Festival de Artes Integradas – Festcineamazônia Itinerante 2013 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural da Santo Antônio Energia e Parceria Institucional da Fundação Banco do Brasil.

Previous CABO VERDE - ÁFRICA RECEBE O FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE
Next FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE TRANSFORMA CINEMA EM SONHOS NO BAIXO RIO MADEIRA

Você também pode gostar

Ailton Krenak, militante das causas indígenas, é homenageado no Cineamazônia

Foi como se tivesse sido uma grande aula de vida. A homenagem feita pelo Cineamazônia ao militante das causas indígenas Ailton Krenak transformou-se num momento de crítica ao atual momento

Poesia pisando no real

Realizadores discutem poesia no Cineamazônia Atitude. Generosidade. Fim da intolerância racial. Além da poesia, cada vez mais necessária, são de coisas assim que o mundo precisa. Foi o que defenderam

FESTCINEAMAZÔNIA FAZ SUA ITINERÂNCIA PELO VALE DO GUAPORÉ

A itinerância do FESTCINEAMAZôNIA saiu de Guayaramerim, Bolívia, às 13 horas do domingo e 24 horas depois aportou em Surpresa distrito de Guajará Mirim.  As águas do Rio Mamoré à