FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS, FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE ACONTECE EM 5 PAÍSES.

FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS, FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE ACONTECE EM 5 PAÍSES.

Desde quando iniciou em 2008, o Festcineamazônia Itinerante se tornou mais do que uma simples ideia de apresentar filmes em locais aonde o cinema não chega. Transformou-se num momento em que a troca de experiências entre os diversos olhares amazônicos se encontrou. Relatos de pessoas moradoras de comunidades ribeirinhas ou outras localidades menores enfatizando o quanto a ação cultural havia transformado as próprias vidas se tornaram constantes a equipe do Festcine.

Em 2013 o Festcineamazônia Itinerante incorporou-se ao Festival de Artes Integradas. Este ano o projeto percorrerá cinco países e contemplará mais de 20 cidades com cinema, circo e música, mantendo o foco inicial de sempre estar em comunidades que não tem acessos a bens culturais. “Nesses locais a presença do Festcineamazonia Itinerante sempre é aguardada, onde a arte circense, do cinema, é sempre novidade”, diz Jurandir Costa, um dos organizadores do Festcineamazônia.

Os países que receberão o festival itinerante são Brasil, Bolívia, Peru, Portugal e Cabo Verde na África, além de cidades do Amazonas e Acre. “Certamente é um dos maiores projetos culturais da região norte, com todas as atividades de graça para a população”, enfatiza Jurandir Costa.

Uma equipe de mais de 50 pessoas está envolvida na produção, desde a parte de comunicação/divulgação, produção local até os trabalhos burocráticos envolvendo governos e instituições culturais de outros países. “A experiência adquirida nos outros anos foi fundamental para que o projeto se solidifique cada vez mais junto as comunidades, aos patrocinadores e poder público”, diz Costa.

O Festival de Artes Integradas – Festcineamazônia Itinerante 2013 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural da Santo Antônio Energia e Parceria Institucional da Fundação Banco do Brasil.

Previous CABO VERDE - ÁFRICA RECEBE O FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE
Next FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE TRANSFORMA CINEMA EM SONHOS NO BAIXO RIO MADEIRA

Você também pode gostar

FESTCINEAMAZÔNIA CONCLUI EXIBIÇÕES NOS DISTRITOS DA BR-364

Foram mais de 900 quilômetros percorridos no eixo da rodovia BR-364, sentido Acre, nove distritos de Porto Velho beneficiados e mais de duas mil pessoas alcançadas. O Festival Latino Americano

THIAGO DE MELO E MÁRCIO SOUZA NO FEST CINEAMAZÔNIA

A abertura do Fest Cineamazônia Itinerante 2010 lotou o auditório do Espaço Cultural da Uninorte, em Manuas (AM), na noite de terça-feira (09/03). A seleção dos filmes e vídeos apresentados

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE PEGA A ESTRADA ESTA SEMANA, LEVANDO CINEMA E CIRCO PARA OS DISTRITOS DE PORTO VELHO

‘Silêncio total’. O bordão usado como mote pelo ator Luiz Carlos Vasconcelos para dar vida ao Palhaço Xuxu, costuma ficar impregnado na cabeça da platéia dias depois de findo o