QUANDO OS MORADORES TORNAM-SE PROTAGONISTAS

QUANDO OS MORADORES TORNAM-SE PROTAGONISTAS

Pequenas Miradas, uma experiência de cinema no Festcineamazônia Itinerante

Por Sérgio de Carvalho Foto de Jurandir Costa


 

Além de levar circo, música e cinema para comunidades bolivianas e brasileiras do Vale do Guaporé/RO, percorrendo mais de 1.200 km de rio no coração da floresta Amazônica, e de percorrer parte Estrada do Pacífico, no Acre, Peru e Bolívia, a edição Itinerante do Festcineamazônia realizou curtas metragens com crianças das cidades e povoados pelos quais passou.

Inspirado pelo projeto da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos (SNDH), o Inventar com a Diferença – que por meio de exercícios simples de audiovisual trouxe uma profunda reflexão sobre imagem e direitos humanos nas salas de aula e que ocorreu no primeiro semestre de 2014 em todo o Brasil – o jovem cineasta Christyann Ritse, em cada lugar pelo qual a equipe do Festcineamazonia Itinerante passou, realizou em conjunto com as crianças locais, pequenos vídeos que apresentavam a localidade.

Os curtas foram o artifício para discutir o tempo/espaço dos moradores. Por meio das entrevistas diretas e tendo como maior desafio o pouco tempo para se filmar e editar, além de não contar com pesquisa prévia alguma, já que todo a execução ocorre somente no dia do Festival. Ritse, com seu Ipad captou momentos de pura poesia e reflexão.

O mundo revelado pelo olhar infantil graças à maestria do jovem cineasta, que tem a grande vantagem em deixar seus personagens à vontade, extrai depoimentos que dizem muito sobre cada lugar. É o caso quando da visita ao bairro acreano periférico do Taquari, um dos mais violentos da capital Rio Branco, e extrai do menino uma reflexão social sobre o local em que vive. Ou quando ouve do garotinho, morador de um abandonado quilombo nas margens do Rio Guaporé, que ele gostaria de ser uma paca, para ser comida. Sem dúvida, Ritse tem o dom do bom entrevistador. Em apenas um dia, estabelece uma relação de pura intimidade com os entrevistados, que muito lembra a técnica do mestre Coutinho.

O momento sublime é o da projeção, quando o curta filmado e editado na mesma tarde é exibido na comunidade. A possibilidade em ver-se na tela, de reconhecer o lugar que se habita, os personagens.

O Festcineamazônia Itinerante ao desenvolver tal atividade torna os moradores personagens. Naquele instante mágico promovido pelo evento, os moradores tornam-se protagonistas. Ora riem, ora criticam, ora refletem. A imagem tem este poder de encantamento, de provocar a reflexão.

 

Assista aqui um pouco da experiência:

Rio Branco / Bairro Taquari

http://goo.gl/WMF6f5

Buena Vista / Bolívia

http://goo.gl/J7VRDJ

O Festcineamazônia Itinerante tem o patrocínio do BNDES, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Fundação Saramago e Iphan. Parceiros de Mídia Rádio Parecis FM e Canal Brasil. O Festcineamazônia é membro do Green Film Network e Fórum dos Festivais.

Previous FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE COMEÇA MAIS UMA ETAPA, DESTA VEZ VISITA OS DISTRITOS DE PORTO VELHO DO EIXO DA BR-364.
Next FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE - ROMPENDO FRONTEIRAS

Você também pode gostar

FESTCINEAMAZÔNIA LEVA MUITA CULTURA AOS DISTRITOS DE PORTO VELHO

A caravana do festival pega a estrada novamente para mais uma noite de apresentações, desta vez o nosso destino foi o distrito de Jaci-Paraná, situado as margens da BR 364

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE NAS MONTANHAS GELADAS DO PERU

Se Cusco está a quase 4 mil metros acima do nível do mar, a comunidade de Amaru – povo contemporâneo dos Incas – vive a 4,3 mil. é um frio

EXTREMA, DISTRITO DE PORTO VELHO, RECEBE O FESTCINEAMAZÔNIA 2015

Comunidade aguarda ansiosa a noite de exibição Por Sérgio Carvalho com Fotos de Talita Oliveira   Depois de uma noite de grande alegria em Nova Califórnia, distrito de Porto Velho,