FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE É EXIBIDO SOBRE AS PALAFITAS DE BUENA VISTA, BOLÍVIA.

FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE É EXIBIDO SOBRE AS PALAFITAS DE BUENA VISTA, BOLÍVIA.

A exibição do FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé no distrito de Buena Vista, do lado boliviano do Rio Guaporé ocorreu na noite desta sexta, 10 de julho, com a participação de grande parte da comunidade.

Por Texto: Felippe Jorge Kopanakis – Foto: Gavin Andrews

 

A exibição do FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé no distrito de Buena Vista, do lado boliviano do Rio Guaporé ocorreu na noite desta sexta, 10 de julho, com a participação de grande parte da comunidade.

Diferente dos outros anos, quando o FestCineamazônia Itinerante foi apresentado em Buena Vista na praia de areias brancas que se forma em frente a comunidade, neste ano a exibição dos filmes e o espetáculo circense foram realizados no pátio da “Escuela Telecentro Vuena Vista”, já que o Vale do Guaporé ainda se encontra com suas águas em níveis altos, com todos aguardando a temporada de praias no mês de agosto.

O pátio da escola, na realidade, se constitui nos fundos de uma grande palafita, onde na frente se encontra a Armada Boliviana, posto de controle militar, e nos fundos se localiza a escola que atende as crianças da comunidade. De acordo com a produtora executiva do FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé, Fernanda Kopanakis, “é a primeira vez que realizamos uma exibição do FestCineamazônia sobre palafitas”.

O distrito de Buena Vista, pertencente ao município de Madalena, está localizado do lado boliviano do Rio Guaporé, em frente a cidade de Costa Marques, e é conhecida como “Palashopping”, pois todas as suas casas estão assentadas sobre palafitas e se constituem, além de residências, em comércios de intenso movimento. Vende-se tudo: de aparelhos eletrônicos a roupas, de brinquedos a bebidas. São cerca de 40 famílias e uma população de aproximadamente 120 pessoas que residem na comunidade.

O FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé, que tem o patrocínio do BNDES, do Governo Federal através do Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, e apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), teve início com a apresentação do curta “Ataque Zumbi em Buena Vista”, dirigido pelo Professor Christyann Ritse com a técnica de Pixilation e realizado com as crianças bolivianas.

Cinco curta metragens foram exibidos antes da apresentação do Palhaço Kuxixo que, ao entrar em cena, fez a alegria de todos, principalmente das crianças presentes. Seu baldinho mágico e a interação com a população, quando Kuxixo chama alguns moradores para subir ao palco, garantiram a diversão da noite em Buena Vista.

O FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet. Apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

O FestCineamazônia é membro do GreenFilm Network e Fórum dos Festivais.

Previous FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE 2015 FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA
Next FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE LOTA A PRAÇA CENTRAL DE COSTA MARQUES.

Você também pode gostar

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE FECHA COM CHAVE DE OURO SUA ITINERÂNCIA NOS DISTRITOS

Neste dia 02 de junho, depois de percorrer oito distritos da cidade de Porto Velho, RO, o FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE fechou com chave de ouro a primeira etapa de sua intinerancia

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE REALIZA APRESENTAÇÃO PARA MAIS DE 400 PESSOAS EM COSTA MARQUES

Costa Marques é um dos mais antigos municípios de Rondônia Por Sérgio Carvalho Foto de Eder Medeiros     No dia 15 de agosto, foi a vez da cidade rondoniense

Remanso marca despedida de Cineamazônia da fronteira boliviana

Texto: Ismael Machado F0tos: Zeca Ribeiro Edição: Lui Machado  A bandeira da Bolívia desfraldada com emoção ao final do espetáculo era o principal símbolo do final da etapa boliviana do