FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE É EXIBIDO SOBRE AS PALAFITAS DE BUENA VISTA, BOLÍVIA.
A exibição do FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé no distrito de Buena Vista, do lado boliviano do Rio Guaporé ocorreu na noite desta sexta, 10 de julho, com a participação de grande parte da comunidade.
Por Texto: Felippe Jorge Kopanakis – Foto: Gavin Andrews
A exibição do FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé no distrito de Buena Vista, do lado boliviano do Rio Guaporé ocorreu na noite desta sexta, 10 de julho, com a participação de grande parte da comunidade.
Diferente dos outros anos, quando o FestCineamazônia Itinerante foi apresentado em Buena Vista na praia de areias brancas que se forma em frente a comunidade, neste ano a exibição dos filmes e o espetáculo circense foram realizados no pátio da “Escuela Telecentro Vuena Vista”, já que o Vale do Guaporé ainda se encontra com suas águas em níveis altos, com todos aguardando a temporada de praias no mês de agosto.
O pátio da escola, na realidade, se constitui nos fundos de uma grande palafita, onde na frente se encontra a Armada Boliviana, posto de controle militar, e nos fundos se localiza a escola que atende as crianças da comunidade. De acordo com a produtora executiva do FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé, Fernanda Kopanakis, “é a primeira vez que realizamos uma exibição do FestCineamazônia sobre palafitas”.
O distrito de Buena Vista, pertencente ao município de Madalena, está localizado do lado boliviano do Rio Guaporé, em frente a cidade de Costa Marques, e é conhecida como “Palashopping”, pois todas as suas casas estão assentadas sobre palafitas e se constituem, além de residências, em comércios de intenso movimento. Vende-se tudo: de aparelhos eletrônicos a roupas, de brinquedos a bebidas. São cerca de 40 famílias e uma população de aproximadamente 120 pessoas que residem na comunidade.
O FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé, que tem o patrocínio do BNDES, do Governo Federal através do Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, e apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), teve início com a apresentação do curta “Ataque Zumbi em Buena Vista”, dirigido pelo Professor Christyann Ritse com a técnica de Pixilation e realizado com as crianças bolivianas.
Cinco curta metragens foram exibidos antes da apresentação do Palhaço Kuxixo que, ao entrar em cena, fez a alegria de todos, principalmente das crianças presentes. Seu baldinho mágico e a interação com a população, quando Kuxixo chama alguns moradores para subir ao palco, garantiram a diversão da noite em Buena Vista.
O FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet. Apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).
O FestCineamazônia é membro do GreenFilm Network e Fórum dos Festivais.
Você também pode gostar
FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS, FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE ACONTECE EM 5 PAÍSES.
Desde quando iniciou em 2008, o Festcineamazônia Itinerante se tornou mais do que uma simples ideia de apresentar filmes em locais aonde o cinema não chega. Transformou-se num momento em
FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE É EXIBIDO EM PIMENTEIRAS
A cidade de Pimenteiras, em Rondônia, encerrou a expedição de cultura, cinema e arte circense do FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé na noite de terça, 21 de julho.
Tom político e social marca abertura do Cineamazônia 2016
Festival rondoniense lembra aumento da violência agrária no estado em homenagem a liderança comunitária assassinada por pistoleiros A noite de abertura da edição 2016 do Cineamazônia manteve a tradição do