FESTCINEAMAZÔNIA: PRESENTE EM HUMAITÁ
Existem pelo menos cinco explicações para a origem do nome Humaitá. Poucos municípios brasileiros possuem tantas versões para o próprio batismo, como a cidade localizada ao sul do Amazonas. Pedra negra, pedra antiga, papagaio pequeno, pau atravessado. Cada versão tem sua própria história, embora a oficial seja menos charmosa e mais sangrenta. Humaitá deve seu nome a uma batalha que o Brasil travou contra o Paraguai no Forte Humaitá.
Versões à parte, Humaitá foi um dos trechos escolhidos pela expedição cultural do Festcineamazônia para exibição de filmes e espetáculo circense. O município, com cerca de 50 mil habitantes, já faz parte da rota do festival itinerante na etapa que cobre municípios margeados pelo Rio Madeira.
A caravana do Festcineamazônia chegou a Humaitá logo pela manhã, sob um sol inclemente e uma temperatura de mais de 39 graus, acompanhados pelos olhares curiosos dos moradores do município, principalmente crianças.
Uma delas, Agatha Fernandes, pressentia que seria uma noite especial. ?É meu aniversário e isso acabou sendo um presente pra mim?, dizia, enquanto a equipe do Festcineamazônia montava o telão, em frente a bonita igreja do município e sob as bênçãos do Rio Madeira, alguns metros adiante.
Agatha chegou cedo, à noite e foi se acomodando. Ao redor dela, muitos jovens entre 12 e 16 anos. Enquanto a programação era exibida e as atrações se sucedendo, a aniversariante sentia cada vez mais estar vivenciando uma noite única. ?Poder estar aqui na praça, reunir os amigos e assistir filmes de graça, nessa data especial, tenho certeza que vai ficar na minha memória?, afirmava.
Ao todo seis curtas foram exibidos, tendo como fios condutores, a conscientização ambiental. Ao final do evento, não só Agatha, como as dezenas de outros moradores de Humaitá que acompanharam a programação, sentiram-se mais uma vez recompensados com o evento.
O Festcineamazônia Itinerante 2015 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural, Fundaçao Cultural de Porto Velho, Sema, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Semed, Secretaria Municipal de Educação, Semusb, Secretaria Municipal de Serviços Básicos. O Festcineamazonia é membro do Greenfilm Network e do Fórum dos Festivais.
Toda a programação pode ser vista pelo nosso site cineamazonia.com ou pela nossa pagina no Facebook,facebook.com/festcineamazonia.
Por Texto Ismael Machado com Fotos de Talita Oliveira
Você também pode gostar
Extrema lota atividade do Cineamazônia Itinerante
Após as atividades em Capixaba (AC) e Nova Califórnia, o Cineamazônia Itinerante seguiu para a maior cidade na Ponta do Abunã: Extrema, com quase 7 mil habitantes e distante cerca
FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE EM HUMAITÁ-AM FOI NOVAMENTE DE CASA CHEIA.
O Festcineamazônia segue agora para o Acre, depois vai ate o Peru e encerra esta etapa da itinerancia no próximo dia 10 na cidade de Cobija na Bolívia. Por Eduardo
AMAZÔNIA: A MAIS COMPLETA TRADUÇÃO.
A mais completa tradução da Amazônia é a sua recente produção cinematográfica. é a mais completa porque é a mais recente. Beneficiou-se de uma rica e diversificada história cultural e