FESTCINEAMAZÔNIA: PRESENTE EM HUMAITÁ

FESTCINEAMAZÔNIA: PRESENTE EM HUMAITÁ

Existem pelo menos cinco explicações para a origem do nome Humaitá. Poucos municípios brasileiros possuem tantas versões para o próprio batismo, como a cidade localizada ao sul do Amazonas. Pedra negra, pedra antiga, papagaio pequeno, pau atravessado. Cada versão tem sua própria história, embora a oficial seja menos charmosa e mais sangrenta. Humaitá deve seu nome a uma batalha que o Brasil travou contra o Paraguai no Forte Humaitá.

Versões à parte, Humaitá foi um dos trechos escolhidos pela expedição cultural do Festcineamazônia para exibição de filmes e espetáculo circense. O município, com cerca de 50 mil habitantes, já faz parte da rota do festival itinerante na etapa que cobre municípios margeados pelo Rio Madeira.

A caravana do Festcineamazônia chegou a Humaitá logo pela manhã, sob um sol inclemente e uma temperatura de mais de 39 graus, acompanhados pelos olhares curiosos dos moradores do município, principalmente crianças.

Uma delas, Agatha Fernandes, pressentia que seria uma noite especial. ?É meu aniversário e isso acabou sendo um presente pra mim?, dizia, enquanto a equipe do Festcineamazônia montava o telão, em frente a bonita igreja do município e sob as bênçãos do Rio Madeira, alguns metros adiante.

Agatha chegou cedo, à noite e foi se acomodando. Ao redor dela, muitos jovens entre 12 e 16 anos. Enquanto a programação era exibida e as atrações se sucedendo, a aniversariante sentia cada vez mais estar vivenciando uma noite única. ?Poder estar aqui na praça, reunir os amigos e assistir filmes de graça, nessa data especial, tenho certeza que vai ficar na minha memória?, afirmava.  

Ao todo seis curtas foram exibidos, tendo como fios condutores, a conscientização ambiental. Ao final do evento, não só Agatha, como as dezenas de outros moradores de Humaitá que acompanharam a programação, sentiram-se mais uma vez recompensados com o evento.

O Festcineamazônia Itinerante 2015 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural, Fundaçao Cultural de Porto Velho, Sema, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Semed, Secretaria Municipal de Educação, Semusb,  Secretaria Municipal de Serviços Básicos. O Festcineamazonia é membro do Greenfilm Network e do Fórum dos Festivais.

Toda a programação pode ser vista pelo nosso site cineamazonia.com ou pela nossa pagina no Facebook,facebook.com/festcineamazonia.

Por Texto Ismael Machado com Fotos de Talita Oliveira

Você também pode gostar

Cineamazônia Itinerante passa pelo Quilombo ...

Depois de ir até o Quilombo de Santo Antônio e a vila boliviana de Versalles, o Cineamazônia Itinerante chegou a outro ponto importante do Rio Guaporé, na terça-feira (05): o

Poesia pisando no real

Realizadores discutem poesia no Cineamazônia Atitude. Generosidade. Fim da intolerância racial. Além da poesia, cada vez mais necessária, são de coisas assim que o mundo precisa. Foi o que defenderam

Começa o Cineamazonia Itinerante – 16ª Ed...

Começa o Cineamazonia Itinerante – 16ª Edição   As cidades de Cabixi e Pimenteiras do Oeste, na região sul do Estado de Rondônia, receberam a expedição do Cineamazônia Itinerante 16ª

0 Comments

Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!