FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE NA BOLÍVIA: COMUNIDADE DE VERSALLES ASSISTE MOSTRA DE CURTAS METRAGENS

FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE NA BOLÍVIA: COMUNIDADE DE VERSALLES ASSISTE MOSTRA DE CURTAS METRAGENS

O barco que leva a equipe do FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé chegou à comunidade de Versalles, na Bolívia, no final da manhã do dia 13 de julho, uma segunda ensolarada.

Por Fonte: Felippe Jorge Foto: Gavin Andrews

O barco que leva a equipe do FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé chegou à comunidade de Versalles, na Bolívia, no final da manhã do dia 13 de julho, uma segunda ensolarada. No porto da comunidade, muitos moradores, principalmente crianças, aguardavam a produção do festival.

O FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé, que tem o patrocínio do BNDES, do Governo Federal através do Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, e apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), montou a tela de cinema em frente a igreja local e na noite de segunda, aos poucos os moradores da comunidade se reuniram nas cadeiras disponibilizadas pela produção.

A comunidade de Versalles está localizada do lado boliviano do Rio Guaporé e é conhecida na região pela fabricação de “chatas”, embarcações típicas muito utilizadas pela população local. A localidade está entre dois parques ambientais: do lado da Bolívia, o Parque Iteniz e do lado do Brasil a Reserva Biológica do Guaporé.

A noite foi de celebração e festa: os representantes locais agradeceram a passagem do FestCineamazônia Itinerante 2015 por mais um ano, lembrando que este é um momento em que todos da comunidade se encontram, e logo depois foram exibidos os curtas metragens, todos com temas diretamente relacionados ao meio ambiente e à vida da comunidade de Versalles.

Após as exibições, crianças e adultos se divertiram e brincaram com o espetáculo do Palhaço Kuxixo, o seu baldinho mágico e as bolinhas malabares e a atração que leva a integração do FestCineamazônia Itinerante 2015 com as comunidades: a formação de uma pequena banda sempre com moradores da localidade e ao final a dança das cadeiras.

O FestCineamazônia Itinerante 2015 – Vale do Guaporé tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet. Apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

O FestCineamazônia é membro do GreenFilm Network e Fórum dos Festivais.


 

Você também pode gostar

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE COMEÇA MAIS UMA...

O Distrito de Nova Califórnia abre a etapa da Itinerância do FESTCINEAMAZONIA nas comunidades que ficam no eixo da BR-364 sentido Rondônia- Acre. Por Eduardo Kopanakis e Rafael Vieira  

DEFINIDOS OS JURADOS DO FESTCINEAMAZÔNIA 201...

O cineasta Leopoldo Nunes, o diretor boliviano Marcelo Cordero, a produtora de cinema Suzana Amado, o sociólogo Vinicius Fernandes da Silva e a repórter Mara Paraguassu comporão o juri do

Itinerância leva pequena dose de cinema à V...

Vila Jirau é um vilarejo pequeno, construído às margens da BR 364, em Porto Velho. Por lá, o poder público chega timidamente e as necessidades dos moradores são muitas. Ou

0 Comments

Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!