NOVA CALIFÓRNIA TEM SESSÃO LOTADA NO FESTCINEAMAZONIA 2015

Circo e Cinema fazem a alegria da comunidade

Por Sérgio Carvalho com Fotos de Talita Oliveira


 

Nova Califórnia, distrito do município de Porto Velho, capital de Rondônia, fronteira com o Estado do Acre, foi a primeira localidade a receber a itinerancia do FESTCINEAMAZONIA 2015, que trouxe uma programação lúdica de circo e cinema à pequena comunidade, na última segunda-feira, 25 de maio.

De acordo com o jornalista Felipe Milanez, em seu Diário de Bordo, durante a Itinerancia do FESTCINEAMAZONIA em 2011, Nova Califórnia é o ponto de apoio para os castanhais e seringais do Amazonas, na região conhecida como Sul de Lábrea. É o centro urbano onde os extrativistas buscam mantimentos, e onde alguns rivais na luta pela terra, fazendeiros e madeireiros, também se estabelecem. Há um clima de tensão escondido no ar, que por vezes toma dimensões violentas que culminam no assassinato de lideranças, que pode ocorrer no perímetro urbano, ou na área rural no Amazonas. Assim foram executados, desde 2007, pelo menos sete lideranças rurais, como Gedeon, que dá nome a um assentamento na região.

Por volta de 300 pessoas prestigiaram a apresentação do FESTCINEAMAZONIA 2015, que teve como destaque a apresentação da palhaça Tetéia, personagem da atriz e diretora Suely Rodrigues, que encantou o público com seu número, arrancando gargalhadas e palmas entusiasmadas.

Dona Ivanilde Lima, moradora do distrito, conta que todos os anos espera a data do FESTCINEAMAZONIA em Nova Califórnia, pois é um momento de muita alegria para os netos, sobretudo, porque os filmes tratam de um tema tão importante no mundo de hoje: a preservação ambiental.

O público que lotou a quadra da escola Maria Jacira – homenagem a educadora vinda de Rio Branco, AC, que reformou o ensino e engajou a população na educação – era, sobretudo, de crianças, porém, adultos e adolescentes também estavam presentes e não se privaram de abrir grandes sorrisos durante a apresentação.

A equipe do FESTCINEAMAZONIA segue viagem para mais oito distritos de Porto Velho, sendo eles: Extrema, Vista Alegra do Abunã, Fortaleza do Abunã, Abunã, União Bandeirantes, Nova Mutum (Vila Jirau), Rio Pardo e Jacy-Paraná. Completando assim, sua primeira etapa da Itinerancia 2015, que ainda vai percorrer vilas e cidades do Vale do Guaporé, Acre, Bolívia, Peru, Cabo Verde e Portugal.

O Festcineamazônia Itinerante 2015 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura,Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural, Fundaçao Cultural de Porto Velho, Sema, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Semed, Secretaria Municipal de Educação, Semusb,  Secretaria Municipal de Serviços Básicos. O Festcineamazonia é membro do Greenfilm Network e do Fórum dos Festivais.

Você também pode gostar

Cinema na Floresta (Matéria Revista Trip)

Matéria veiculada no site da Revista Trip: goo.gl/udmzL7 Dona Aidê pede para o vizinho adolescente que abaixe o volume do som enquanto ajeita a cadeira no quintal de casa. É um

Casa cheia! Os moradores dos distritos de Rio Pardo, Jaci Paraná e Nova Mutum Paraná lotam as apresentações de cinema, vídeos ambientais e circo do Festival Latino Americano de Cinema

FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE INICIA SUAS APRE...

Bolívia e Brasil integrados através do Cinema, Circo e Música Por Sérgio Carvalho Foto de Marcelo Câmera Com a missão de levar o cinema e outras expressões artísticas, como o

0 Comments

Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a comentar este post!