FESTCINEAMAZÔNIA COM CINEMA E POESIA EM MACAPÁ

Documentário sobre o poeta e cantor Eliakin Rufino está sendo gravado durante a etapa itinerante

A etapa itinerante do Festcineamazônia realizada em Macapá foi marcada pela exibição de filmes, vídeos e show de música e poesia com Eliakin Rufino, protagonista de um documentário que está sendo produzido pela equipe do Festival. O evento aconteceu no bairro Congos, perifia da capital amapaense. A próxima capital da região Norte a receber o festival itinerante será Belém (PA), na noite desta quinta-feira (23).

Em Macapá, o palhaço Totonho foi a alegria do público com um belo show circense, resgatando essa tradição cultural. Artistas locais gravaram cenas e depoimentos para o vídeo documentários sobre Eliakin Rufino. Participam da produção o poeta Joãozinho Gomes, Enrico di Miceli e Patrícia Bastos. Rufino é conhecido como um dos artistas mais expoentes na construção da identidade roraimense. Atua ainda como professor de filosofia e produtor cultual.

Os realizadores de audiovisuais do Estado de Amapá, Iram Lima, Ana Vidigal e Gavin Andrews prestigiaram o Festcineamazônia Itinerante e mostraram grande interesse em promover intercâmbio.

O Festcineamazônia faz parte da Red de Cines Itinerantes da América Latina e Caribe, que tem como missão contribuir para adversidade cultural e o fortalecimento da identidade nacional a partir da difusão de audiovisual em locais que não contam com salas de cinema. Tem como objetivo criar e fomentar uma cultura de cinema, ajudar na formação de público mais consciente e com mais pluralidade de pensamento, promover o contato com a arte, não somente como espaço de recreação, se não como uma plataforma para promover valores, compartilhar culturas, tradições e expandir fronteiras.

O Festcineamazônia 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Governo de Rondônia, Secel, TAL –Television America Latina, Governo do Amapá, Secult,Governo do Pará, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Universidade Federal de Roraima, Amazon Film,Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura.

Previous PIMENTEIRAS DO OESTE - ÚLTIMA PARADA DO FESTCINEAMAZÔNIA ITINERANTE PELO VALE DO GUAPORÉ
Next FESTCINEAMAZONIA ITINERANTE É EXIBIDO EM PIMENTEIRAS

Você também pode gostar

Veja a programação completa da mostra competitiva do Cineamazônia 2016

Documentários, animações, ficções, filmes experimentais… Quem for ao Teatro Banzeiros entre os dias 22 e 26 de novembro para o Cineamazônia encontrará um pouco de tudo. Nesta 14a edição do Festival

14ª edição do Cineamazônia é adiada para novembro

A 14ª edição do Festival Latino Americano de Cinema Ambiental (CINEAMAZÔNIA), sediado em Porto Velho (RO), sofreu alteração na data programada, que seria agora no final de agosto. Com a mudança,

Estão abertas as inscrições para a mostra competitiva do Cineamazônia

Começam neste domingo, 1 de maio, as inscrições para a décima quarta edição do Cineamazônia – Festival Latino Americano de Cinema Ambiental, que será realizado no período entre 23 e