Imagens da Memória será exibida na programação da TV Serra Azul
Produtora de “Imagens da Memória”, a Espaço Vídeo e Cinema celebrou parceria com a TV Serra Azul, localizada na cidade de Porangatu, Norte goiano e retransmissora da TV Futura, para a exibição das três temporadas com vinte e dois capítulos, com cerca de 04 horas de duração, e que resgata a importância das histórias de vida de pessoas isoladas em diversos territórios do país.
A série permite que os personagens reais tenham o direito e a oportunidade de ter a sua história e as suas experiências de vida eternizadas e reconhecidas como fonte de conhecimento e compreensão de suas escolhas.
Tendo como eixo central a importância da memória de vida, ora transmitida pela oralidade, ora pelos objetos como fotos, vídeos, diários, e pelas práticas culturais e a relação dos personagens com o seu espaço territorial, que auxiliam o ser humano a definir o seu lugar no mundo e que permite que o sujeito social de algum sentido ao seu estar no mundo nos momentos em que ele se interroga sobre quem é e o que fez da vida.
A partir da premissa de Proust de que “a verdadeira viagem se faz na memória”, as três temporadas da série “Imagens da Memória” percorrem diferentes regiões do Brasil e entrevista pessoas representativas de grupos sociais cujas memórias coletivas despertam o sentimento de pertencimento social e territorial, recordando, ao mesmo tempo, as experiências em comum que distinguem uma geração da outra e despertando a própria identidade individual, permitindo compreender a luta pela dominação da recordação e da tradição.
Os personagens são sempre, neste sentido, pessoas cujas experiências de vida possam levar a reflexão da construção social e espacial dos lugares onde vivem, para que se possa ter na memória pretérita a compreensão do presente de seu lugar na sociedade, sua família e o seu grupo social. Nas três primeiras temporadas, produzidas em 2017, a ênfase dos personagens está localizada na Região Norte do território brasileiro.
Você também pode gostar
CINEAMAZÔNIA PROMOVE ENCONTRO ENTRE MÚSICA E CINEMA EM PORTO VELHO
O nome causa surpresa, mas dá uma pista da intenção do filme. ‘Xingu Cariri Caruaru Carioca’, da diretora carioca Beth Formaggini, utiliza a música para contar uma história que fala
Poesia portuguesa em Rondônia
José Luiz Peixoto, um dos mais premiados escritores portugueses, participa da mesa ‘É de poesia que o mundo precisa’, na programação do Cineamazônia 2016 Brasil e Portugal deveriam ser mais
Oficina de pinhole consagra primórdios da fotografia no Cineamazônia
Texto: Ismael Machado e Michelle Maia Fotos: Zeca Ribeiro Edição: Lui Machado O terceiro dia de programação do Cineamazônia Itinerante 2016 mostrou, de forma simples, mas efetiva, a importância do